O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR, COM BASE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, O CONCEITO DA INCLUSÃO SOCIAL EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS, COM DESTAQUE À EDUCAÇÃO CENÁRIO DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO QUE POSSIBILITA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS MESMAS OPORTUNIDADES ÀS CRIANÇAS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, LIMITAÇÃO, TRANSTORNO OU DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM. PELOS CONCEITOS, ESTUDOS E AFIRMAÇÕES ENCONTRADAS NA PESQUISA, DENTRE OS AUTORES CONSULTADOS E DEVIDAMENTE CITADOS NESSE TRABALHO, DESTACAM-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO: BOSSA; SILVA, FRANÇA E PAGLIUCA; VIMIEIRO E MAIA. ALÉM DOS AUTORES, FORAM CONSULTADAS, AINDA, DIVERSAS NORMAS, LEIS, DECRETOS E REGULAMENTAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO, NO ASPECTO DE INCLUSÃO SOCIAL. É POSSÍVEL RECONHECER QUE A PSICOPEDAGOGIA PODE SER CONSIDERADA COMO UM ELEMENTO ESSENCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DA INCLUSÃO SOCIAL. VÊ-SE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DO NEUROPSICOPEDAGOGO NA PRÁTICA DA INCLUSÃO TANTO NO ÂMBITO SOCIAL QUANTO NO EDUCACIONAL E O QUANTO TODAS AS AÇÕES INFLUENCIAM NOS DEMAIS EDUCANDOS VISTOS COMO SEM DEFICIÊNCIA POSSIBILITANDO POSSÍVEIS PRÁTICAS HUMANIZADORAS.