QUE PESQUISAS TÊM REFLETIDO SOBRE MULHER PROFESSORA E A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE? O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE ESSE QUESTIONAMENTO PARTINDO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE COMPÕE PARTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, PONTUANDO QUE A MULHER É O MAIOR PÚBLICO DA PROFISSÃO DOCENTE E CHEGA A MAIS DE 80% DO NÚMERO DE PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. E AINDA, DURANTE A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, DA CIÊNCIA, E DA PRÓPRIA EDUCAÇÃO, A MULHER TEVE INVISIBILIZADA SUA PARTICIPAÇÃO, MAS APÓS AVANÇOS SOCIAIS PRINCIPALMENTE COM A NECESSIDADE DE EXPANSÃO DA ESCOLA E DO MERCADO, ELA VEM CONQUISTANDO SEU UM ESPAÇO, PORÉM AINDA PERDURAM MARCAS DO PATRIARCALISMO, QUE VEEM A MULHER COMO REPRODUTORA, MÃE, INCAPAZ, MARCAS QUE SE REGISTRAM NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DOCENTE. REGISTRA-SE OS ESTUDOS CULTURAIS COMO ABORDAGEM E A NARRATIVA COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO DESSA IDENTIDADE, E COMO RESULTADOS O LEVANTAMENTO DE DADOS DO TOTAL DE PROFESSAS NO BRASIL, PESQUISAS QUE TÊM SE DEDICADO A INVESTIGAR A MULHER PROFESSORA E AS VERTENTES QUE COMPÕEM A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE