Artigo E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 03

E-books

ISBN: 978-65-86901-29-0

O SILÊNCIO REVELADOR NO ROMANCE OS BRUTOS: LITERATURA POTIGUAR E A FICÇÃO REGIONALISTA DE 30

Palavra-chaves: OS BRUTOS, CICLO DO ALGODÃO, REGIONALISMO DE 30, VOZES SOCIAIS, E-book E-book
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                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
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                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
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                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
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                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
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                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
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Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

O ROMANCE DO MODERNISMO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN) TEM COMO DESTAQUE O ESCRITOR CURRAISNOVENSE JOSÉ BEZERRA GOMES CUJA OBRA DE MAIOR REPERCUSSÃO, OS BRUTOS (1938), APRESENTA, DIANTE DE UMA FRANCA EXPANSÃO DA PRODUÇÃO DO CICLO DO ALGODÃO NO SERIDÓ, SILÊNCIOS QUE, SE POR UM LADO, SÃO ENCOBERTOS POR DISCURSOS HEGEMÔNICOS, POR OUTRO, DESESTRUTURAM PARADIGMAS DIFUNDIDOS POR UM GRUPO PARA SE MANTER NO PODER. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO BUSCA PERCEBER AS VOZES SOCIAIS ESTEREOTIPADAS POR UMA ELITE CONSERVADORA NA REGIÃO NORDESTE, CONFRONTANDO ELEMENTOS ESTRUTURANTES E TEMÁTICOS ENTRE O LIVRO BEZERRIANO COM OS DOIS CÂNONES REGIONALISTAS VIDAS SECAS (1938), DE GRACILIANO RAMOS, E O QUINZE (1930), DE RACHEL DE QUEIROZ. A PESQUISA INSERE-SE NO ESCOPO DA LITERATURA COMPARADA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E PROCEDIMENTO METODOLÓGICO BIBLIOGRÁFICO, COM APREENSÃO DAS ANÁLISES NOS POSTULADOS TEÓRICOS DO CÍRCULO DE BAKHTIN, PARTICULARMENTE, AO QUE SE REFERE À CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM, CRONOTOPO E VOZES SOCIAIS, REPORTANDO-SE AO MÉTODO MATERIALISTA DIALÉTICO-LITERÁRIO, EMBASADO PELO PENSAMENTO MARXISTA, COM REFLEXÕES DE BASE SÓCIO-HISTÓRICA. O RESULTADO DESTE ESTUDO REVELA QUE O SILÊNCIO DAS VOZES SOCIAIS EM OS BRUTOS É PROVOCADO POR UM SISTEMA DE EXPLORAÇÃO EM QUE SUJEITOS SÃO MANTIDOS NAS MARGENS DO TEMPO.

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