ESTE TRABALHO TRAZ UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ENSINO DE MICOLOGIA PARA AS SÉRIES INICIAIS. COM A FINALIDADE DE DISCUTIR AS CONCEPÇÕES, CONCEITOS E PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NAS AULAS QUE ENVOLVEM SABERES SOBRE A MICROBIOLOGIA, MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE OS FUNGOS. PARTINDO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO METODOLOGIA, FOI FEITA UMA SELEÇÃO DE MATERIAIS (DOCUMENTOS OFICIAIS, ARTIGOS, LIVROS, TESES E DISSERTAÇÕES) QUE DISCUTEM A RESPEITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS, MICROBIOLOGIA, MICOLOGIA, DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE. AS IDEIAS APRESENTADAS NESTE ARTIGO FORAM INFERIDAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS REFERIDOS TEXTOS. CONSTATOU-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS VOLTADO AO ESTUDO DOS FUNGOS É DEMARCADO POR DIFICULDADES NO QUE DIZ RESPEITO À EXECUÇÃO DE MÉTODOS QUE PROMOVAM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA OS ESTUDANTES. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE A INTRODUÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PODE AUXILIAR ESSE PROCESSO DE MANEIRA MAIS PLENA. COM ISSO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES TEÓRICAS, OBSERVOU-SE QUE NAS SÉRIES INICIAIS, OS PROFESSORES DEVEM OPORTUNIZAR AOS ALUNOS PRÁTICAS QUE INSTIGUEM O DESENVOLVIMENTO DA CURIOSIDADE, INTERATIVIDADE, INVESTIGAÇÃO E SOCIABILIDADE, DE MODO QUE OS MESMOS POSSAM PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. ESTE ESTUDO VIABILIZA, ENTÃO, AS FUTURAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA, DESENVOLVIMENTO IN LÓCUS E MUDANÇAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE EM MICOLOGIA.