ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES DA EVAS?O SOB A ?TICA DO DISCENTE NO CURSO DE CI?NCIAS CONT?BEIS DE UMA INSTITUI??O PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR. QUANTO AOS OBJETIVOS, ESSA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO DESCRITIVA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FEZ-SE USO DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL. O ESTUDO ABRANGE OS ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO, ENTRE OS PER?ODOS DE 2015.2 A 2019.1. RECORREU-SE A ALGUNS AUTORES COMO: PAREDES (1994), NUNES (2003), RIBEIRO (2005), PEREIRA (2003), TINTO (1975), VELOSO E ALMEIDA (2002), QUE AUXILIARAM NA COMPREENS?O E ANALISE DOS FATORES QUE LEVARAM A EVAS?O. DO TOTAL DE 284 ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE CI?NCIAS CONT?BEIS, 200 ALUNOS ADERIRAM A PESQUISA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR UM QUESTION?RIO ENVIADO VIA ONLINE AOS E-MAILS DOS ALUNOS EVADIDOS. DE ACORDO COM O RESULTADO OS FATORES INTERNOS S?O: DESCONTENTAMENTO COM A INFRAESTRUTURA DA FACULDADE, DIFICULDADE DE COMPREENDER AS AULAS, N?O TER SE IDENTIFICADO COM AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DA INSTITUI??O. COMO FATORES EXTERNOS, ATRIBUI-SE COMO PRINCIPAIS: DIFICULDADES FINANCEIRAS, ESCOLHA EQUIVOCADA DO CURSO, DIFICULDADES DE CONCILIAR A JORNADA DE TRABALHO AOS ESTUDOS, FALTA DE PERSPECTIVA PROFISSIONAL E PROBLEMAS DE ORDEM PESSOAL, COMO, POR EXEMPLO, MORADIA. A CONCLUS?O DO ESTUDO EVIDENCIA A IMPORT?NCIA DA APLICA??O DE UM INSTRUMENTO QUE CARACTERIZE O ALUNO, PARA QUE, POSTERIORMENTE, SOMADA A OUTROS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS E INFORMA??ES POSSA EVIDENCIAR AS CAUSAS DA EVAS?O.