A DIDÁTICA MAGNA, ESCRITA POR JOÃO AMÓS COMÊNIO NO SÉCULO XVII, PROPÕE UM MÉTODO UNIVERSAL DE ENSINAR TUDO A TODOS. NA QUAL, SE DESENHA UMA ESCOLA EM QUE NÃO SE PRECISE ENSINAR TODOS OS CONTEÚDOS, MAS SIM, ÀQUELES MAIS ÚTEIS PARA A VIDA DO EDUCANDO, DE MODO QUE, APRENDAM MAIS E COM A CERTEZA DE QUE SEJA POSSÍVEL ALCANÇAR BONS RESULTADOS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SERIAM UM AMBIENTE DIVERTIDO E PRAZEROSO PARA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM SEM DIFICULDADES E SEM TÉDIO, SEREM CONDUZIDOS AO CONHECIMENTO. ASSIM SENDO, ESSE ESTUDO PROPÕE UMA REFLEXÃO TEÓRICA DA DIDÁTICA MAGNA, COM O OBJETIVO DE APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA/AUTOR SOBRE ALGUMAS QUESTÕES QUE PODEM SER APROXIMADAS COMO OS ATUAIS PROPÓSITOS DEFENDIDOS NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA (EQ), ENTRE AS QUAIS, A SUPERAÇÃO DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE COISAS ÚTEIS E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA, E A IDENTIFICAÇÃO DAS IDEIAS PRÉVIAS COMO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. A EQ É IMPORTANTE DIVISÃO DA QUÍMICA, APESAR DO SEU SURGIMENTO TARDIO SE COMPARADA À OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUÍMICO, E TRATA ESPECIFICAMENTE DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA CIÊNCIA.