ESTE TRABALHO DISCUTE AS NOVAS DEMANDAS PARA A EDUCAÇÃO E AS NOVAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO, PARTINDO DA SEGUINTE PROBLEMATIZAÇÃO: QUAL O PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES? PARA RESPONDER A ESSE QUESTIONAMENTO A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA, DE FORMA GERAL, ANALISAR AS ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DA ÁREA DA PEDAGOGIA PARA ATUAR EM UM CONTEXTO NÃO ESCOLAR. E, DE FORMA ESPECÍFICA, (RE)CONHECER AS DINÂMICAS DE ATENDIMENTO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO DE MODELO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL EM VIGOR; DESCREVER AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA CIDADE DE FLORIANO (PI); IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO PARA A EFETIVAÇÃO DO ATUAL MODELO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS. COM BASE NISSO, UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE FLORIANO (PI) FOI TOMADO COMO REFERÊNCIA PARA A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA, OS DADOS COLETADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS FEITA COM DUAS PEDAGOGAS E OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO. TOMOU-SE COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO GHON (2010), LIBÂNEO (2008), FRANCO (2008) AMARANTE (2000), ENTRE OUTROS E AS LEIS: LEI NO 10.216 (BRASIL, 2001), PORTARIA Nº 336/GM (BRASIL, 2002). OS RESULTADOS APONTARAM QUE NO CAPS O PEDAGOGO DESENVOLVE MÚLTIPLAS ATIVIDADES. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS CONTRIBUEM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS E COGNITIVAS DOS USUÁRIOS, SUAS PRÁTICAS COLABORAM COM ESTES E SEUS FAMILIARES ATRAVÉS DE OFICINAS TERAPÊUTICAS E ORIENTAÇÕES FEITAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS HUMANIZADAS.