A EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE É UM DIRETO DE TODOS OS CIDADÃOS, DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA. O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR, NA LITERATURA, O POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, USANDO O BANCO DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO, USANDO ESPECIFICAMENTE A SEGUINTE COMBINAÇÃO “MÚSICA”, “APRENDIZAGEM” E “CONCENTRAÇÃO” PARA REALIZAR A TRIAGEM DOS ARTIGOS. DOS 40 ARTIGOS SELECIONADOS NA PRIMEIRA TRIAGEM, APENAS 10 TRABALHOS FORAM SELECIONADOS EM UMA SEGUNDA TRIAGEM. OS TRABALHOS FORAM AGRUPADOS DE ACORDO COM O BENEFÍCIO PESQUISADO. ASSIM SENDO 6 TRABALHOS DESTACAM OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM ESSES A MÚSICA AUXILIA A APRENDIZAGEM, POIS DESPERTA INTERESSE E MOTIVA OS ALUNOS, 3 TRABALHOS DESTACAM OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA MEMÓRIA, DE ACORDO COM ESSES TRABALHOS A MÚSICA FACILITA A MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS, 2 TRABALHOS DESTACAM OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA MOTIVAÇÃO, SEGUNDO ESSES A MÚSICA MOTIVA OS ALUNOS E CONTRIBUI PARA REALIZAÇÃO TRABALHOS E AULAS MAIS AGRADÁVEIS, 2 TRABALHOS DESTACAM OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA COGNIÇÃO, UMA VEZ QUE A MÚSICA ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA POR MEIO DO VER, CANTAR E TOCAR, E POR FIM 2 TRABALHOS DESTACAM OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA CONCENTRAÇÃO, SEGUNDO ESSES A MÚSICA AJUDA NA CONCENTRAÇÃO FACILITANDO ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO. DOS 10 TRABALHOS SELECIONADOS ALGUNS SE ENQUADRARAM EM MAIS DE UMA CATEGORIA. CONCLUI-SE ASSIM OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.