PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: COMO ESSAS TEMÁTICAS REVELAM-SE NO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO
"2020-12-17 10:07:14" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73864 "edicao_id" => 151 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1103 "titulo" => "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: COMO ESSAS TEMÁTICAS REVELAM-SE NO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO" "resumo" => "OS DADOS DISCUTIDOS NO PRESENTE ARTIGO SÃO ORIUNDOS DA PESQUISA-MÃE, “DESAFIOS DA ESCOLA NA ATUALIDADE: QUAL ESCOLA PARA O SÉCULO XXI? UMA PESQUISA COM VÁRIOS ATORES NO ESTADO DE SP”, DESENVOLVIDA PELO CEPID. O TRABALHO AQUI APRESENTADO VISA DISCUTIR COMO TEMÁTICAS REFERENTES A VULNERABILIDADES REVELAM-SE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS, ESPECIFICAMENTE: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. UTILIZOU-SE PARA A COLETA DE DADOS UM SURVEY. FORAM 5005 RESPONDENTES, EDUCADORES DAS 91 DIRETORIAS DE ENSINO. COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM JÁ SÃO ABORDADAS NA ESCOLA PARA CERCA DE 67,5% DOS EDUCADORES, OCUPANDO A PRIMEIRA POSIÇÃO; ESTE TEMA OCUPA A 10A NO QUE SE REFERE AOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA ESCOLA E 11A COMO TEMA QUE DEVE SER DEBATIDO NA ESCOLA. O DESCRITOR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É O ÚLTIMO, DENTRE OS ELENCADOS, QUE DEVE SER ABORDADO NA ESCOLA (36,5%) E O ÚLTIMO CONSIDERADO UM DESAFIO (20,5%). TAIS DADOS SUGEREM QUE MUITOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AINDA NÃO COMPREENDEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COMO UMA DE SUAS ATRIBUIÇÕES, O QUE VAI DE ENCONTRO A PERSPECTIVA DE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM DIREITO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. É FUNDAMENTAL QUE OS PROFESSORES TENHAM ACESSO A FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO VOLTADAS A SUPRIR ESSA DEMANDA, PARA A REFLEXÃO E CONHECIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS QUE ATENDAM AOS ALUNOS E SUAS PARTICULARIDADES, GARANTIDOS PELO ESTADO, NO CASO DA ESCOLA PÚBLICA, DE MODO QUE POSSIBILITE ENVOLVER OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A COMUNIDADE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, VULNERABILIDADES, DESAFIOS, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID1103_03112020143032.pdf" "created_at" => "2020-12-17 16:09:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE HELENA MENDES DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCIANE MIRANDA" "autor_email" => "lucianemmiranda@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi" "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 73864 "edicao_id" => 151 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1103 "titulo" => "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: COMO ESSAS TEMÁTICAS REVELAM-SE NO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO" "resumo" => "OS DADOS DISCUTIDOS NO PRESENTE ARTIGO SÃO ORIUNDOS DA PESQUISA-MÃE, “DESAFIOS DA ESCOLA NA ATUALIDADE: QUAL ESCOLA PARA O SÉCULO XXI? UMA PESQUISA COM VÁRIOS ATORES NO ESTADO DE SP”, DESENVOLVIDA PELO CEPID. O TRABALHO AQUI APRESENTADO VISA DISCUTIR COMO TEMÁTICAS REFERENTES A VULNERABILIDADES REVELAM-SE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS, ESPECIFICAMENTE: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. UTILIZOU-SE PARA A COLETA DE DADOS UM SURVEY. FORAM 5005 RESPONDENTES, EDUCADORES DAS 91 DIRETORIAS DE ENSINO. COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM JÁ SÃO ABORDADAS NA ESCOLA PARA CERCA DE 67,5% DOS EDUCADORES, OCUPANDO A PRIMEIRA POSIÇÃO; ESTE TEMA OCUPA A 10A NO QUE SE REFERE AOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA ESCOLA E 11A COMO TEMA QUE DEVE SER DEBATIDO NA ESCOLA. O DESCRITOR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É O ÚLTIMO, DENTRE OS ELENCADOS, QUE DEVE SER ABORDADO NA ESCOLA (36,5%) E O ÚLTIMO CONSIDERADO UM DESAFIO (20,5%). TAIS DADOS SUGEREM QUE MUITOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AINDA NÃO COMPREENDEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COMO UMA DE SUAS ATRIBUIÇÕES, O QUE VAI DE ENCONTRO A PERSPECTIVA DE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM DIREITO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. É FUNDAMENTAL QUE OS PROFESSORES TENHAM ACESSO A FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO VOLTADAS A SUPRIR ESSA DEMANDA, PARA A REFLEXÃO E CONHECIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS QUE ATENDAM AOS ALUNOS E SUAS PARTICULARIDADES, GARANTIDOS PELO ESTADO, NO CASO DA ESCOLA PÚBLICA, DE MODO QUE POSSIBILITE ENVOLVER OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A COMUNIDADE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, VULNERABILIDADES, DESAFIOS, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID1103_03112020143032.pdf" "created_at" => "2020-12-17 16:09:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE HELENA MENDES DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCIANE MIRANDA" "autor_email" => "lucianemmiranda@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi" "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 151 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-cintedi" "nome" => "E-book IV CINTEDI" "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021." "pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "logo" => null "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => null "final_evento" => null "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 151 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-cintedi" "nome" => "E-book IV CINTEDI" "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021." "pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "logo" => null "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => null "final_evento" => null "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 67 "edicao_id" => 151 "codigo" => "978-65-86901-17-7" "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg" "titulo" => "E-book IV CINTEDI" "prefacio" => """ Apresentar este livro, intitulado “Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos" é uma missão honrosa: é comentar das 86 fecundas discussões que ele nos proporciona. Discussões realizadas por educadores e discentes de graduação e pós-graduação, ou seja, pesquisadores inquietos com as questões educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imaginário das sociedades pós-modernas. Essas questões alicerçam barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclusão escolar e, consequentemente social dos sujeitos com deficiência, dos afrodescendentes, dos povos originários, imigrantes, refugiados e do gênero feminino, mas, não estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades pós-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitetônicas e atitudinais, discutir práxis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem deficiência. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclusão, mas, também, traz para a mesa de discussão, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreensão, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualitária. Como diz Watier (2002) se os homens não se compreendessem e não compreendessem as instituições em que vivem, a sociedade não seria possível. <br />\r\n <br />\r\n Construímos tecnologias que romperam fronteiras geográficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em relação ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades pós-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que estão sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relicário e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos francês, Victor Hugo (2020) “nunca devemos ter medo de ladrões ou assassinos. São perigos externos e os menores que existem. Temamos a nós mesmos. Os preconceitos é que são os ladrões; os vícios é que são os assassinos” (p.179). <br />\r\n <br />\r\n Discutir os escritos que compõem a presente coletânea é também perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita "inclusiva" é uma sociedade viva e aberta que se adapta às diferenças presentes no seu solo, ou às diferentes presenças que ocupam um território a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas referências, seus marcos e suas necessidades. É também uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a compõem, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. </div>\r\n <br />\r\n É neste sentido de propiciar reflexões sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclusão escolar e social que a presente obra aborda resultados frutíferos e desafiadores no processo de inclusão dos sujeitos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA ou altas habilidades, assim como, na educação matemática e no ensino de ciências, na literatura, nas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, na educação formal e informal, na educação do campo e nas questões étnicos-raciais e de gênero. Essas questões são discutidas perpassando pelos dois níveis do sistema de ensino, do básica ao nível superior.<br />\r\n <br />\r\n Enfim, este livro é parte do percurso histórico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educação Inclusiva – I CINTEDI, realizado nas instalações do Centro Integrado Acadêmico, da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, Paraíba, Brasil.<br />\r\n <br />\r\n Boa Leitura !<br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n HUGO, Victor. Os Miseráveis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. São Paulo: Principis, 2020. <br />\r\n VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d’air et enfermements ?. In: revista educação inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n WATIER, Patrick. Une introduction à la sociologie compréhensive. Paris: Circé, 2002. <br />\r\n XIBERRAS, Martine. Les théories de l’exclusion : pour une construction de l’imaginaire de la déviance. Paris: Armand Colin, 1998. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Margareth Maria de Melo<br />\r\n Sandra Meza Fernandez """ "conselho_editorial" => """ <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n Artur Torres de Araújo - UFTM<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Eliana Verónica Romo López - Universidad Central De Chile<br />\r\n Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n Fábio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Glória Maria Leitão de Souza Melo - UEPB<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jéssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n José Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n José Jorge de Sousa - UEPB <br />\r\n Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n Júlio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n Karla Karina Abrantes Rêgo - UEPB<br />\r\n Katia Fabiana Pereira de Ataíde - UEPB <br />\r\n Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n Klaus Schlünzen Junior - Unesp<br />\r\n Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n Lenilda Cordeiro de Macêdo - UEPB<br />\r\n Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n Livania Beltrão Tavares - UEPB<br />\r\n Luciana Maria de Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Maria Aparecida Marcelino Patrício - UEPB<br />\r\n Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n Maria Das Graças de Lima - UFPB<br />\r\n Maria Das Neves de Araújo Lisboa - UEPB <br />\r\n Maria Do Rosário Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB <br />\r\n Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n Maria José Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n Marivânia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n Marta Lúcia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB <br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n Rodolfo Bächler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira – CEFET/RJ<br />\r\n Rosely de Oliveira Macário - UEPB <br />\r\n Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro - UEPB<br />\r\n Sawana Araújo Lopes de Souza - UFPB <br />\r\n Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brandão - UEPB<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha - UEPB<br />\r\n Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n Virgínia Eugênia da Silva - UEPB<br />\r\n Wanderléia Farias Santos - UFPB """ "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf" "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 67 "edicao_id" => 151 "codigo" => "978-65-86901-17-7" "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg" "titulo" => "E-book IV CINTEDI" "prefacio" => """ Apresentar este livro, intitulado “Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos" é uma missão honrosa: é comentar das 86 fecundas discussões que ele nos proporciona. Discussões realizadas por educadores e discentes de graduação e pós-graduação, ou seja, pesquisadores inquietos com as questões educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imaginário das sociedades pós-modernas. Essas questões alicerçam barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclusão escolar e, consequentemente social dos sujeitos com deficiência, dos afrodescendentes, dos povos originários, imigrantes, refugiados e do gênero feminino, mas, não estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades pós-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitetônicas e atitudinais, discutir práxis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem deficiência. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclusão, mas, também, traz para a mesa de discussão, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreensão, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualitária. Como diz Watier (2002) se os homens não se compreendessem e não compreendessem as instituições em que vivem, a sociedade não seria possível. <br />\r\n <br />\r\n Construímos tecnologias que romperam fronteiras geográficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em relação ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades pós-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que estão sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relicário e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos francês, Victor Hugo (2020) “nunca devemos ter medo de ladrões ou assassinos. São perigos externos e os menores que existem. Temamos a nós mesmos. Os preconceitos é que são os ladrões; os vícios é que são os assassinos” (p.179). <br />\r\n <br />\r\n Discutir os escritos que compõem a presente coletânea é também perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita "inclusiva" é uma sociedade viva e aberta que se adapta às diferenças presentes no seu solo, ou às diferentes presenças que ocupam um território a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas referências, seus marcos e suas necessidades. É também uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a compõem, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. </div>\r\n <br />\r\n É neste sentido de propiciar reflexões sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclusão escolar e social que a presente obra aborda resultados frutíferos e desafiadores no processo de inclusão dos sujeitos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA ou altas habilidades, assim como, na educação matemática e no ensino de ciências, na literatura, nas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, na educação formal e informal, na educação do campo e nas questões étnicos-raciais e de gênero. Essas questões são discutidas perpassando pelos dois níveis do sistema de ensino, do básica ao nível superior.<br />\r\n <br />\r\n Enfim, este livro é parte do percurso histórico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educação Inclusiva – I CINTEDI, realizado nas instalações do Centro Integrado Acadêmico, da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, Paraíba, Brasil.<br />\r\n <br />\r\n Boa Leitura !<br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n HUGO, Victor. Os Miseráveis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. São Paulo: Principis, 2020. <br />\r\n VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d’air et enfermements ?. In: revista educação inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n WATIER, Patrick. Une introduction à la sociologie compréhensive. Paris: Circé, 2002. <br />\r\n XIBERRAS, Martine. Les théories de l’exclusion : pour une construction de l’imaginaire de la déviance. Paris: Armand Colin, 1998. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Margareth Maria de Melo<br />\r\n Sandra Meza Fernandez """ "conselho_editorial" => """ <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n Artur Torres de Araújo - UFTM<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Eliana Verónica Romo López - Universidad Central De Chile<br />\r\n Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n Fábio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Glória Maria Leitão de Souza Melo - UEPB<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jéssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n José Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n José Jorge de Sousa - UEPB <br />\r\n Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n Júlio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n Karla Karina Abrantes Rêgo - UEPB<br />\r\n Katia Fabiana Pereira de Ataíde - UEPB <br />\r\n Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n Klaus Schlünzen Junior - Unesp<br />\r\n Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n Lenilda Cordeiro de Macêdo - UEPB<br />\r\n Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n Livania Beltrão Tavares - UEPB<br />\r\n Luciana Maria de Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Maria Aparecida Marcelino Patrício - UEPB<br />\r\n Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n Maria Das Graças de Lima - UFPB<br />\r\n Maria Das Neves de Araújo Lisboa - UEPB <br />\r\n Maria Do Rosário Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB <br />\r\n Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n Maria José Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n Marivânia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n Marta Lúcia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB <br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n Rodolfo Bächler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira – CEFET/RJ<br />\r\n Rosely de Oliveira Macário - UEPB <br />\r\n Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro - UEPB<br />\r\n Sawana Araújo Lopes de Souza - UFPB <br />\r\n Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brandão - UEPB<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha - UEPB<br />\r\n Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n Virgínia Eugênia da Silva - UEPB<br />\r\n Wanderléia Farias Santos - UFPB """ "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf" "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }