REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA COMUM INCLUSIVA
0 of 0"2020-12-17 10:07:14" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 73824 "edicao_id" => 151 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA COMUM INCLUSIVA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS, EM ESPECIAL, PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. FUNDAMENTA-SE: NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS/TRS (MOSCOVICI, 2012, 2015) E NOS DISPOSITIVOS LEGAIS REFERENTES À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA SE DESENVOLVEU POR MEIO DAS SEGUINTES ETAPAS: 1ª REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, 2ª APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E DA TÉCNICA DE EVOCAÇÃO PARA 16 PROFESSORES COM 26 QUESTÕES FECHADAS; 3ª OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA; E 4ª ENTREVISTAS COM 03 PROFESSORES. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1977), E SE CONFIGURAM EM DUAS DIMENSÕES DE ANÁLISE: GESTÃO DIDÁTICO-EPISTÊMICA DAS APRENDIZAGENS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS, NAS TURMAS QUE TÊM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS, DESTACAM-SE, EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, QUE OS PROFESSORES: BUSCAM EXERCER UMA PRÁTICA VOLTADA À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DE FORMA ORGANIZADA INTENCIONALMENTE; ENTRETANTO, CONSIDERAM QUE HÁ NECESSIDADE DE SE CRIAREM AMBIENTES EDUCACIONAIS INCLUSIVOS, EM QUE A PEDAGOGIA DA INCLUSÃO PREVALEÇA. QUANTO ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE O DOMÍNIO DE SUAS PRÁTICAS, ESPECIALMENTE, EM RELAÇÃO AO ESPAÇO DO DIÁLOGO, OS PROFESSORES CONSIDERAM QUE TÊM AUTONOMIA PARA INOVAR SUAS PRÁTICAS, DESDE QUE CUMPRAM AS HABILIDADES DETERMINADAS PELA REDE DE ENSINO E PRECISAM TER PACIÊNCIA PARA ENSINAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. ◀ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS, ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID30_18082020191202.pdf" "created_at" => "2020-12-17 16:09:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANIA MARIA DA SILVA GIL" "autor_nome_curto" => "SILVANIA GIL" "autor_email" => "silvaniasilva.psico@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi" "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 73824 "edicao_id" => 151 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA COMUM INCLUSIVA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS, EM ESPECIAL, PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. FUNDAMENTA-SE: NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS/TRS (MOSCOVICI, 2012, 2015) E NOS DISPOSITIVOS LEGAIS REFERENTES À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA SE DESENVOLVEU POR MEIO DAS SEGUINTES ETAPAS: 1ª REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, 2ª APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E DA TÉCNICA DE EVOCAÇÃO PARA 16 PROFESSORES COM 26 QUESTÕES FECHADAS; 3ª OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA; E 4ª ENTREVISTAS COM 03 PROFESSORES. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1977), E SE CONFIGURAM EM DUAS DIMENSÕES DE ANÁLISE: GESTÃO DIDÁTICO-EPISTÊMICA DAS APRENDIZAGENS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS, NAS TURMAS QUE TÊM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS, DESTACAM-SE, EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, QUE OS PROFESSORES: BUSCAM EXERCER UMA PRÁTICA VOLTADA À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DE FORMA ORGANIZADA INTENCIONALMENTE; ENTRETANTO, CONSIDERAM QUE HÁ NECESSIDADE DE SE CRIAREM AMBIENTES EDUCACIONAIS INCLUSIVOS, EM QUE A PEDAGOGIA DA INCLUSÃO PREVALEÇA. QUANTO ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE O DOMÍNIO DE SUAS PRÁTICAS, ESPECIALMENTE, EM RELAÇÃO AO ESPAÇO DO DIÁLOGO, OS PROFESSORES CONSIDERAM QUE TÊM AUTONOMIA PARA INOVAR SUAS PRÁTICAS, DESDE QUE CUMPRAM AS HABILIDADES DETERMINADAS PELA REDE DE ENSINO E PRECISAM TER PACIÊNCIA PARA ENSINAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. ◀ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS, ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID30_18082020191202.pdf" "created_at" => "2020-12-17 16:09:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANIA MARIA DA SILVA GIL" "autor_nome_curto" => "SILVANIA GIL" "autor_email" => "silvaniasilva.psico@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi" "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 151 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-cintedi" "nome" => "E-book IV CINTEDI" "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021. ◀O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias re ▶" "pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "logo" => null "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => null "final_evento" => null "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 151 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-cintedi" "nome" => "E-book IV CINTEDI" "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021. ◀O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias re ▶" "pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "logo" => null "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => null "final_evento" => null "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 67 "edicao_id" => 151 "codigo" => "978-65-86901-17-7" "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg" "titulo" => "E-book IV CINTEDI" "prefacio" => """ Apresentar este livro, intitulado “Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos" é uma missão honrosa: é comentar das 86 fecundas discussões que ele nos proporciona. Discussões realizadas por educadores e discentes de graduação e pós-graduação, ou seja, pesquisadores inquietos com as questões educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imaginário das sociedades pós-modernas. Essas questões alicerçam barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclusão escolar e, consequentemente social dos sujeitos com deficiência, dos afrodescendentes, dos povos originários, imigrantes, refugiados e do gênero feminino, mas, não estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades pós-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitetônicas e atitudinais, discutir práxis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem deficiência. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclusão, mas, também, traz para a mesa de discussão, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreensão, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualitária. Como diz Watier (2002) se os homens não se compreendessem e não compreendessem as instituições em que vivem, a sociedade não seria possível. <br />\r\n ◀Apresentar este livro, intitulado “Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos" & ▶ <br />\r\n Construímos tecnologias que romperam fronteiras geográficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em relação ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades pós-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que estão sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relicário e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos francês, Victor Hugo (2020) “nunca devemos ter medo de ladrões ou assassinos. São perigos externos e os menores que existem. Temamos a nós mesmos. Os preconceitos é que são os ladrões; os vícios é que são os assassinos” (p.179). <br />\r\n ◀Construímos tecnologias que romperam fronteiras geográficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o pre ▶ <br />\r\n Discutir os escritos que compõem a presente coletânea é também perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n ◀Discutir os escritos que compõem a presente coletânea é também perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade in ▶ <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita "inclusiva" é uma sociedade viva e aberta que se adapta às diferenças presentes no seu solo, ou às diferentes presenças que ocupam um território a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas referências, seus marcos e suas necessidades. É também uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a compõem, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. </div>\r\n ◀<div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita "inclusiva" é uma sociedade viva e aberta que se adapta às diferenças presentes ▶ <br />\r\n É neste sentido de propiciar reflexões sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclusão escolar e social que a presente obra aborda resultados frutíferos e desafiadores no processo de inclusão dos sujeitos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA ou altas habilidades, assim como, na educação matemática e no ensino de ciências, na literatura, nas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, na educação formal e informal, na educação do campo e nas questões étnicos-raciais e de gênero. Essas questões são discutidas perpassando pelos dois níveis do sistema de ensino, do básica ao nível superior.<br />\r\n ◀É neste sentido de propiciar reflexões sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclusão escolar e socia ▶ <br />\r\n Enfim, este livro é parte do percurso histórico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educação Inclusiva – I CINTEDI, realizado nas instalações do Centro Integrado Acadêmico, da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, Paraíba, Brasil.<br />\r\n ◀Enfim, este livro é parte do percurso histórico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educação Inclusiva &n ▶ <br />\r\n Boa Leitura !<br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n HUGO, Victor. Os Miseráveis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. São Paulo: Principis, 2020. <br />\r\n VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d’air et enfermements ?. In: revista educação inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n ◀VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d’air et enfermements ?. In: revista educação inclusiva, Campina Grande, PB, v.01 ▶ WATIER, Patrick. Une introduction à la sociologie compréhensive. Paris: Circé, 2002. <br />\r\n XIBERRAS, Martine. Les théories de l’exclusion : pour une construction de l’imaginaire de la déviance. Paris: Armand Colin, 1998. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Margareth Maria de Melo<br />\r\n Sandra Meza Fernandez """ "conselho_editorial" => """ <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n Artur Torres de Araújo - UFTM<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Eliana Verónica Romo López - Universidad Central De Chile<br />\r\n Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n Fábio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Glória Maria Leitão de Souza Melo - UEPB<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jéssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n José Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n José Jorge de Sousa - UEPB <br />\r\n Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n Júlio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n Karla Karina Abrantes Rêgo - UEPB<br />\r\n Katia Fabiana Pereira de Ataíde - UEPB <br />\r\n Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n Klaus Schlünzen Junior - Unesp<br />\r\n Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n Lenilda Cordeiro de Macêdo - UEPB<br />\r\n Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n Livania Beltrão Tavares - UEPB<br />\r\n Luciana Maria de Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Maria Aparecida Marcelino Patrício - UEPB<br />\r\n Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n Maria Das Graças de Lima - UFPB<br />\r\n Maria Das Neves de Araújo Lisboa - UEPB <br />\r\n Maria Do Rosário Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB <br />\r\n Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n Maria José Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n Marivânia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n Marta Lúcia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB <br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n Rodolfo Bächler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira – CEFET/RJ<br />\r\n Rosely de Oliveira Macário - UEPB <br />\r\n Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro - UEPB<br />\r\n Sawana Araújo Lopes de Souza - UFPB <br />\r\n Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brandão - UEPB<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha - UEPB<br />\r\n Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n Virgínia Eugênia da Silva - UEPB<br />\r\n Wanderléia Farias Santos - UFPB """ "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf" "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 67 "edicao_id" => 151 "codigo" => "978-65-86901-17-7" "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg" "titulo" => "E-book IV CINTEDI" "prefacio" => """ Apresentar este livro, intitulado “Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos" é uma missão honrosa: é comentar das 86 fecundas discussões que ele nos proporciona. Discussões realizadas por educadores e discentes de graduação e pós-graduação, ou seja, pesquisadores inquietos com as questões educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imaginário das sociedades pós-modernas. Essas questões alicerçam barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclusão escolar e, consequentemente social dos sujeitos com deficiência, dos afrodescendentes, dos povos originários, imigrantes, refugiados e do gênero feminino, mas, não estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades pós-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitetônicas e atitudinais, discutir práxis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem deficiência. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclusão, mas, também, traz para a mesa de discussão, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreensão, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualitária. Como diz Watier (2002) se os homens não se compreendessem e não compreendessem as instituições em que vivem, a sociedade não seria possível. <br />\r\n ◀Apresentar este livro, intitulado “Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos" & ▶ <br />\r\n Construímos tecnologias que romperam fronteiras geográficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em relação ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades pós-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que estão sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relicário e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos francês, Victor Hugo (2020) “nunca devemos ter medo de ladrões ou assassinos. São perigos externos e os menores que existem. Temamos a nós mesmos. Os preconceitos é que são os ladrões; os vícios é que são os assassinos” (p.179). <br />\r\n ◀Construímos tecnologias que romperam fronteiras geográficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o pre ▶ <br />\r\n Discutir os escritos que compõem a presente coletânea é também perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n ◀Discutir os escritos que compõem a presente coletânea é também perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade in ▶ <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita "inclusiva" é uma sociedade viva e aberta que se adapta às diferenças presentes no seu solo, ou às diferentes presenças que ocupam um território a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas referências, seus marcos e suas necessidades. É também uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a compõem, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. </div>\r\n ◀<div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita "inclusiva" é uma sociedade viva e aberta que se adapta às diferenças presentes ▶ <br />\r\n É neste sentido de propiciar reflexões sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclusão escolar e social que a presente obra aborda resultados frutíferos e desafiadores no processo de inclusão dos sujeitos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA ou altas habilidades, assim como, na educação matemática e no ensino de ciências, na literatura, nas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, na educação formal e informal, na educação do campo e nas questões étnicos-raciais e de gênero. Essas questões são discutidas perpassando pelos dois níveis do sistema de ensino, do básica ao nível superior.<br />\r\n ◀É neste sentido de propiciar reflexões sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclusão escolar e socia ▶ <br />\r\n Enfim, este livro é parte do percurso histórico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educação Inclusiva – I CINTEDI, realizado nas instalações do Centro Integrado Acadêmico, da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, Paraíba, Brasil.<br />\r\n ◀Enfim, este livro é parte do percurso histórico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educação Inclusiva &n ▶ <br />\r\n Boa Leitura !<br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n HUGO, Victor. Os Miseráveis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. São Paulo: Principis, 2020. <br />\r\n VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d’air et enfermements ?. In: revista educação inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n ◀VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d’air et enfermements ?. In: revista educação inclusiva, Campina Grande, PB, v.01 ▶ WATIER, Patrick. Une introduction à la sociologie compréhensive. Paris: Circé, 2002. <br />\r\n XIBERRAS, Martine. Les théories de l’exclusion : pour une construction de l’imaginaire de la déviance. Paris: Armand Colin, 1998. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Margareth Maria de Melo<br />\r\n Sandra Meza Fernandez """ "conselho_editorial" => """ <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n Artur Torres de Araújo - UFTM<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Eliana Verónica Romo López - Universidad Central De Chile<br />\r\n Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n Fábio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Glória Maria Leitão de Souza Melo - UEPB<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jéssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n José Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n José Jorge de Sousa - UEPB <br />\r\n Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n Júlio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n Karla Karina Abrantes Rêgo - UEPB<br />\r\n Katia Fabiana Pereira de Ataíde - UEPB <br />\r\n Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n Klaus Schlünzen Junior - Unesp<br />\r\n Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n Lenilda Cordeiro de Macêdo - UEPB<br />\r\n Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n Livania Beltrão Tavares - UEPB<br />\r\n Luciana Maria de Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Maria Aparecida Marcelino Patrício - UEPB<br />\r\n Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n Maria Das Graças de Lima - UFPB<br />\r\n Maria Das Neves de Araújo Lisboa - UEPB <br />\r\n Maria Do Rosário Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB <br />\r\n Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n Maria José Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n Marivânia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n Marta Lúcia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB <br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n Rodolfo Bächler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira – CEFET/RJ<br />\r\n Rosely de Oliveira Macário - UEPB <br />\r\n Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro - UEPB<br />\r\n Sawana Araújo Lopes de Souza - UFPB <br />\r\n Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brandão - UEPB<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha - UEPB<br />\r\n Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n Virgínia Eugênia da Silva - UEPB<br />\r\n Wanderléia Farias Santos - UFPB """ "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf" "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }