Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS: O VÍDEO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO, VÍDEO, RECURSO TECNOLÓGICO Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6919
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1085
    "inscrito_id" => 68
    "titulo" => "APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS: O VÍDEO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de estudos sobre o vídeo enquanto recursos tecnológicos de comunicação, produção e proposta acessível às práticas escolares com resultados significativos para o ensino e a aprendizagem. Por se compreender a escola como ambiente inserido em uma sociedade dinâmica percebemos a emergência em atualizar a escola com as perspectivas sociais. Sabemos que o mundo educacional do ensino regular contempla um público relativamente jovem e que apresenta uma maior inserção no mundo tecnológico. Por essa razão se faz necessário um ensino qualificado e que atenda as reais necessidades dos sujeitos envolvidos nesse processo. É aqui que identificamos a maior necessidade dos educadores pesquisarem quais ferramentas servem para o ensino emancipatório e dentro do possível analisar quais delas relacionam o ensino e a aprendizagem. Por essa razão objetivamos identificar como o vídeo, por se tratar de um recurso acessível dentro de pacotes computacionais disponíveis nas salas de aula numa realidade cada vez mais possível em nosso contexto social, pode favorecer o aprendizado e motivar o aluno durante o processo de ensino. Como recursos metodológicos realizamos uma aula expositiva para os alunos sobre o vídeo e um tema gerador que veio a ser o Trabalho Infantil. Apresentamos a proposta aos alunos incitando que os mesmos se tornassem pesquisadores sobre o tema com a entrega de uma ficha que orientou o roteiro de elaboração de gráficos, som e imagens, transformando os dados posteriormente em um vídeo. Todo o artigo está fundamentado em teóricos que tratam do tema Vídeo enquanto elemento motivador para o ensino. Destacamos os seguintes teóricos: SEABRA, 2010; e SERAFIM & SOUSA, 2011 como principais autores que dialogamos na descrição da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO, VÍDEO, RECURSO TECNOLÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_44_20_idinscrito_68_125853b4fe73011de1ea3150ee8e7392.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE"
    "autor_email" => "moniquegomes14@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6919
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1085
    "inscrito_id" => 68
    "titulo" => "APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS: O VÍDEO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de estudos sobre o vídeo enquanto recursos tecnológicos de comunicação, produção e proposta acessível às práticas escolares com resultados significativos para o ensino e a aprendizagem. Por se compreender a escola como ambiente inserido em uma sociedade dinâmica percebemos a emergência em atualizar a escola com as perspectivas sociais. Sabemos que o mundo educacional do ensino regular contempla um público relativamente jovem e que apresenta uma maior inserção no mundo tecnológico. Por essa razão se faz necessário um ensino qualificado e que atenda as reais necessidades dos sujeitos envolvidos nesse processo. É aqui que identificamos a maior necessidade dos educadores pesquisarem quais ferramentas servem para o ensino emancipatório e dentro do possível analisar quais delas relacionam o ensino e a aprendizagem. Por essa razão objetivamos identificar como o vídeo, por se tratar de um recurso acessível dentro de pacotes computacionais disponíveis nas salas de aula numa realidade cada vez mais possível em nosso contexto social, pode favorecer o aprendizado e motivar o aluno durante o processo de ensino. Como recursos metodológicos realizamos uma aula expositiva para os alunos sobre o vídeo e um tema gerador que veio a ser o Trabalho Infantil. Apresentamos a proposta aos alunos incitando que os mesmos se tornassem pesquisadores sobre o tema com a entrega de uma ficha que orientou o roteiro de elaboração de gráficos, som e imagens, transformando os dados posteriormente em um vídeo. Todo o artigo está fundamentado em teóricos que tratam do tema Vídeo enquanto elemento motivador para o ensino. Destacamos os seguintes teóricos: SEABRA, 2010; e SERAFIM & SOUSA, 2011 como principais autores que dialogamos na descrição da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO, VÍDEO, RECURSO TECNOLÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_44_20_idinscrito_68_125853b4fe73011de1ea3150ee8e7392.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE"
    "autor_email" => "moniquegomes14@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de estudos sobre o vídeo enquanto recursos tecnológicos de comunicação, produção e proposta acessível às práticas escolares com resultados significativos para o ensino e a aprendizagem. Por se compreender a escola como ambiente inserido em uma sociedade dinâmica percebemos a emergência em atualizar a escola com as perspectivas sociais. Sabemos que o mundo educacional do ensino regular contempla um público relativamente jovem e que apresenta uma maior inserção no mundo tecnológico. Por essa razão se faz necessário um ensino qualificado e que atenda as reais necessidades dos sujeitos envolvidos nesse processo. É aqui que identificamos a maior necessidade dos educadores pesquisarem quais ferramentas servem para o ensino emancipatório e dentro do possível analisar quais delas relacionam o ensino e a aprendizagem. Por essa razão objetivamos identificar como o vídeo, por se tratar de um recurso acessível dentro de pacotes computacionais disponíveis nas salas de aula numa realidade cada vez mais possível em nosso contexto social, pode favorecer o aprendizado e motivar o aluno durante o processo de ensino. Como recursos metodológicos realizamos uma aula expositiva para os alunos sobre o vídeo e um tema gerador que veio a ser o Trabalho Infantil. Apresentamos a proposta aos alunos incitando que os mesmos se tornassem pesquisadores sobre o tema com a entrega de uma ficha que orientou o roteiro de elaboração de gráficos, som e imagens, transformando os dados posteriormente em um vídeo. Todo o artigo está fundamentado em teóricos que tratam do tema Vídeo enquanto elemento motivador para o ensino. Destacamos os seguintes teóricos: SEABRA, 2010; e SERAFIM & SOUSA, 2011 como principais autores que dialogamos na descrição da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.