POLÍTICA DE ACESSO: ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DOS CAMPUS DE ARARUNA E DE LAGOA SECA, PELA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGA DA UEPB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7787 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 249 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "POLÍTICA DE ACESSO: ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DOS CAMPUS DE ARARUNA E DE LAGOA SECA, PELA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGA DA UEPB" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) especialmente os alunos do CCTS (Araruna) e do CCAA (Lagoa Seca) e o desempenho acadêmico dos mesmos que ingressaram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vagas da UEPB. Avaliamos os alunos através de um questionário aplicado entre os anos de 2011 e 2012. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico SPSS. O desempenho acadêmico foi medido através do Histórico Escolar dos alunos cotistas e não cotistas. Constatamos que 72,5% dos alunos matriculados no CCTS no período acima mencionado ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal (Grupo A) e 27,5% pelo sistema de reserva de vagas (Grupo B). Já no CCAA 86,4% dos alunos matriculados ingressaram através do vestibular na cota universal, 9,9% pelo sistema de reserva de vagas. Apenas 5,9% do grupo A declararam ter cor de pele negra, enquanto 10,3% do grupo B são de cor negra no CCTS. No CCAA 7,1% dos alunos que ingressaram pela cota universal declararam ter pele negra, enquanto os do sistema de reserva de vagas são 12,5%. No CCTS 44,7% do grupo A cursaram o ensino fundamental e médio somente na rede pública e já os do grupo B foram 74,4%. No CCAA 64,3% dos alunos do grupo A cursaram os níveis fundamental e médio somente na escola pública, os alunos cotistas praticamente todos cursaram os níveis mencionados somente na escola pública (87,5%). A dificuldade para entender os conteúdos dos componentes curriculares no CCTS é de 51,3% dos alunos do grupo B enquanto no CCAA 65,2% dos alunos do grupo A demonstraram dificuldade. Em relação ao desempenho acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas do curso de Agroecologia do CCAA, não houve grandes diferenças apresentando um desempenho considerado bom. O mesmo ocorreu com os cotistas e não cotistas do curso de Odontologia do CCTS e de Engenharia Civil, considerado bom nas duas categorias. No entanto, em Ciências da Natureza do CCT os alunos cotistas tiveram um desempenho bom e os não cotistas um desempenho regular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "RESERVA DE VAGA, DESEMPENHO ACADÊMICO, UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_07_2014_00_44_19_idinscrito_1073_d0b258cf39c3978794e64ae00be47432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAN CARLOS SANTOS DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "JOAN CARLOS" "autor_email" => "joanh_carlos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7787 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 249 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "POLÍTICA DE ACESSO: ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DOS CAMPUS DE ARARUNA E DE LAGOA SECA, PELA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGA DA UEPB" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) especialmente os alunos do CCTS (Araruna) e do CCAA (Lagoa Seca) e o desempenho acadêmico dos mesmos que ingressaram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vagas da UEPB. Avaliamos os alunos através de um questionário aplicado entre os anos de 2011 e 2012. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico SPSS. O desempenho acadêmico foi medido através do Histórico Escolar dos alunos cotistas e não cotistas. Constatamos que 72,5% dos alunos matriculados no CCTS no período acima mencionado ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal (Grupo A) e 27,5% pelo sistema de reserva de vagas (Grupo B). Já no CCAA 86,4% dos alunos matriculados ingressaram através do vestibular na cota universal, 9,9% pelo sistema de reserva de vagas. Apenas 5,9% do grupo A declararam ter cor de pele negra, enquanto 10,3% do grupo B são de cor negra no CCTS. No CCAA 7,1% dos alunos que ingressaram pela cota universal declararam ter pele negra, enquanto os do sistema de reserva de vagas são 12,5%. No CCTS 44,7% do grupo A cursaram o ensino fundamental e médio somente na rede pública e já os do grupo B foram 74,4%. No CCAA 64,3% dos alunos do grupo A cursaram os níveis fundamental e médio somente na escola pública, os alunos cotistas praticamente todos cursaram os níveis mencionados somente na escola pública (87,5%). A dificuldade para entender os conteúdos dos componentes curriculares no CCTS é de 51,3% dos alunos do grupo B enquanto no CCAA 65,2% dos alunos do grupo A demonstraram dificuldade. Em relação ao desempenho acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas do curso de Agroecologia do CCAA, não houve grandes diferenças apresentando um desempenho considerado bom. O mesmo ocorreu com os cotistas e não cotistas do curso de Odontologia do CCTS e de Engenharia Civil, considerado bom nas duas categorias. No entanto, em Ciências da Natureza do CCT os alunos cotistas tiveram um desempenho bom e os não cotistas um desempenho regular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "RESERVA DE VAGA, DESEMPENHO ACADÊMICO, UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_07_2014_00_44_19_idinscrito_1073_d0b258cf39c3978794e64ae00be47432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAN CARLOS SANTOS DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "JOAN CARLOS" "autor_email" => "joanh_carlos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }