DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE PATOS/ PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7097 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 32511 "titulo" => "DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE PATOS/ PB" "resumo" => "A busca pela compreensão dos mecanismos de discriminação racial, em especial, os que se manifestam dentro das escolas nas práticas educativas dos professores das escolas públicas é uma das molas propulsoras desse trabalho. A pesquisa Discriminação racial e práticas educativas: um estudo das relações étnico- raciais na prática educativa dos professores da rede estadual de ensino fundamental e médio da cidade de Patos - Paraíba/Brasil tem como objetivo principal analisar as relações étnico-raciais na prática educativa desenvolvida pelos professores da rede estadual da referida cidade, explicitando suas práticas e formas de abordagens, identificando nessas práticas metodologias de combate a discriminação racial e a contemplação nos planos de cursos dos professores e nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas os conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileira e africana em cumprimento a Lei 10.639/2003. A pesquisa justifica-se pela necessidade de análise e discussão a partir de dados concretos sobre a temática étnico-racial e a discriminação racial dentro das escolas mapeando práticas pedagógicas desatentas a essas questões. Em relação ao tratamento pedagógico 53,3% dos docentes trabalham a temática em datas comemorativas, eventos e projetos, embora, 60% deles alegam selecionarem metodologias e conteúdos em seus planejamentos pedagógicos. Quanto ao Projeto Político Pedagógico das escolas foi possível identificar que 44% incluem a temática em seus textos o que contrastou com as informações coletadas nos planos quando as escolas os possuem e nos formulários respondidos pelos diretores. Outros dados importantes revelados pela pesquisa é que 69% dos professores afirmaram não ter recebido nenhuma preparação para o trabalho com a temática étnico-racial em sua graduação, 67% nunca participaram de qualquer curso de capacitação, aperfeiçoamento ou formação continuada, apenas 34,1% deles destinam algum tempo a pesquisa e estudo do tema, 63,6% não incluem metodologias ou conteúdos nos seus planos de curso, 48% dos pesquisados sentem-se preparados para realizar o trabalho em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "DISCRIMINAÇÃO RACIAL, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_00_05_idinscrito_32511_52b49198862000cbe45922bd43156de0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA FARIAS" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7097 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 32511 "titulo" => "DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE PATOS/ PB" "resumo" => "A busca pela compreensão dos mecanismos de discriminação racial, em especial, os que se manifestam dentro das escolas nas práticas educativas dos professores das escolas públicas é uma das molas propulsoras desse trabalho. A pesquisa Discriminação racial e práticas educativas: um estudo das relações étnico- raciais na prática educativa dos professores da rede estadual de ensino fundamental e médio da cidade de Patos - Paraíba/Brasil tem como objetivo principal analisar as relações étnico-raciais na prática educativa desenvolvida pelos professores da rede estadual da referida cidade, explicitando suas práticas e formas de abordagens, identificando nessas práticas metodologias de combate a discriminação racial e a contemplação nos planos de cursos dos professores e nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas os conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileira e africana em cumprimento a Lei 10.639/2003. A pesquisa justifica-se pela necessidade de análise e discussão a partir de dados concretos sobre a temática étnico-racial e a discriminação racial dentro das escolas mapeando práticas pedagógicas desatentas a essas questões. Em relação ao tratamento pedagógico 53,3% dos docentes trabalham a temática em datas comemorativas, eventos e projetos, embora, 60% deles alegam selecionarem metodologias e conteúdos em seus planejamentos pedagógicos. Quanto ao Projeto Político Pedagógico das escolas foi possível identificar que 44% incluem a temática em seus textos o que contrastou com as informações coletadas nos planos quando as escolas os possuem e nos formulários respondidos pelos diretores. Outros dados importantes revelados pela pesquisa é que 69% dos professores afirmaram não ter recebido nenhuma preparação para o trabalho com a temática étnico-racial em sua graduação, 67% nunca participaram de qualquer curso de capacitação, aperfeiçoamento ou formação continuada, apenas 34,1% deles destinam algum tempo a pesquisa e estudo do tema, 63,6% não incluem metodologias ou conteúdos nos seus planos de curso, 48% dos pesquisados sentem-se preparados para realizar o trabalho em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "DISCRIMINAÇÃO RACIAL, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_00_05_idinscrito_32511_52b49198862000cbe45922bd43156de0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA FARIAS" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }