Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RIO ESPINHARAS: UMA DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA EXISTENTE E DE SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ENFOQUE CTSA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA, IMPACTO AMBIENTAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7931
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "RIO ESPINHARAS: UMA DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA EXISTENTE E DE SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ENFOQUE CTSA"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes   que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB.  Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto Ambiental"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA, IMPACTO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_19_39_55_idinscrito_228_abfd84f7d108c64d4d467685f1dc0f70.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "DANTAS"
    "autor_email" => "dantasquimica@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7931
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "RIO ESPINHARAS: UMA DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA EXISTENTE E DE SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ENFOQUE CTSA"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes   que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB.  Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto Ambiental"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA, IMPACTO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_19_39_55_idinscrito_228_abfd84f7d108c64d4d467685f1dc0f70.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "DANTAS"
    "autor_email" => "dantasquimica@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB. Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto Ambiental

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.