GÊNERO E ENSINO DE LITERATURA: IDENTIDADE (S) DA MULHER NEGRA EM O CORTIÇO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7345 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 3578 "titulo" => "GÊNERO E ENSINO DE LITERATURA: IDENTIDADE (S) DA MULHER NEGRA EM O CORTIÇO" "resumo" => "O presente trabalho abordou às relações étnico-raciais, entre literatura brasileira e processos identitários, delimitado aqui, a constituição da identidade da mulher negra (Bertoleza e Rita Baiana) na obra O Cortiço. Desde o séc. XIX que se inicia uma busca pela identidade nacional, sobretudo na literatura, e o índio aparece como o representante dessa identidade. O negro não faz parte desse projeto de identidade nacional romântica, descartando-o assim, como tema literário. Essa é a visão que é apresentada geralmente nas séries do ensino médio. Por esse motivo é que escolhemos O cortiço de Aluísio Azevedo para desconstruirmos essa visão estereotipada do negro. Foi pensando nessa forma distorcida de apresentar para os alunos a literatura canônica da segunda metade do séc. XIX que passamos a adotar uma forma diferenciada de trabalhar a Literatura Brasileira em sala de aula. E que forma seria essa? Que movimento literário escolhermos para essa nova forma de abordar a historiografia, como também as obras que de algum modo se enquadram dentro desse movimento? A escola literária foi o Realismo/Naturalismo e a obra adotada foi O cortiço do Aluísio Azevedo. Na visão de Toller Gomes¹ , o romantismo se escondeu sob o paternalismo e sob uma visão idílica das relações raciais, fazendo parecer menor o” problema” que se apresentava ameaçador para a elite política do séc. XIX – a escravidão. Acreditamos que a leitura da obra deve perpassar os sentidos literários e se articular com as questões sociais e, por isso, nosso objetivo foi: discutir as relações étnico-raciais a luz das ideias de Munanga (2005), Bernd (2003) Silva (2005), Hall (2006), entre outros nas aulas de literatura no Ensino Médio, vinculadas ao Subprojeto de LP PIBID/CH/UEPB. A temática discutida chamou mais a atenção dos (as) alunos (as) do que o enredo da obra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "LITERATURA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, IDENTIDADE FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_42_15_idinscrito_3578_5ba7c755af4fcc5b6c27da5d9f16ff52.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES JUSTO" "autor_nome_curto" => "DORA" "autor_email" => "dora.justo@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7345 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 3578 "titulo" => "GÊNERO E ENSINO DE LITERATURA: IDENTIDADE (S) DA MULHER NEGRA EM O CORTIÇO" "resumo" => "O presente trabalho abordou às relações étnico-raciais, entre literatura brasileira e processos identitários, delimitado aqui, a constituição da identidade da mulher negra (Bertoleza e Rita Baiana) na obra O Cortiço. Desde o séc. XIX que se inicia uma busca pela identidade nacional, sobretudo na literatura, e o índio aparece como o representante dessa identidade. O negro não faz parte desse projeto de identidade nacional romântica, descartando-o assim, como tema literário. Essa é a visão que é apresentada geralmente nas séries do ensino médio. Por esse motivo é que escolhemos O cortiço de Aluísio Azevedo para desconstruirmos essa visão estereotipada do negro. Foi pensando nessa forma distorcida de apresentar para os alunos a literatura canônica da segunda metade do séc. XIX que passamos a adotar uma forma diferenciada de trabalhar a Literatura Brasileira em sala de aula. E que forma seria essa? Que movimento literário escolhermos para essa nova forma de abordar a historiografia, como também as obras que de algum modo se enquadram dentro desse movimento? A escola literária foi o Realismo/Naturalismo e a obra adotada foi O cortiço do Aluísio Azevedo. Na visão de Toller Gomes¹ , o romantismo se escondeu sob o paternalismo e sob uma visão idílica das relações raciais, fazendo parecer menor o” problema” que se apresentava ameaçador para a elite política do séc. XIX – a escravidão. Acreditamos que a leitura da obra deve perpassar os sentidos literários e se articular com as questões sociais e, por isso, nosso objetivo foi: discutir as relações étnico-raciais a luz das ideias de Munanga (2005), Bernd (2003) Silva (2005), Hall (2006), entre outros nas aulas de literatura no Ensino Médio, vinculadas ao Subprojeto de LP PIBID/CH/UEPB. A temática discutida chamou mais a atenção dos (as) alunos (as) do que o enredo da obra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "LITERATURA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, IDENTIDADE FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_42_15_idinscrito_3578_5ba7c755af4fcc5b6c27da5d9f16ff52.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES JUSTO" "autor_nome_curto" => "DORA" "autor_email" => "dora.justo@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }