Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO ESCOLAR: RESPEITO À INTERCULTURALIDADE E FORTALECIMENTO DA INCLUSÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68267
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 938
    "inscrito_id" => 3082
    "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR: RESPEITO À INTERCULTURALIDADE E FORTALECIMENTO DA INCLUSÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR COMO MECANISMO DE RECONHECIMENTO E RESPEITO À MULTICULTURALIDADE BAIANA JUNTO AO PROCESSO INCLUSÃO ESCOLAR, ATENTANDO PARA DIVERSIDADE CULTURAL QUE CARACTERIZA O POVO DA BAHIA, FRUTO DAS DIFERENTES ETNIAS QUE COMPÕEM O POVO BRASILEIRO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO DCRB – DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA (2019), NO QUAL, CONCEITOS COMO CURRÍCULO, TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE, DIVERSIDADE ADENTRAM O CURRÍCULO ESCOLAR, DE FORMA QUE SE TORNAM ELEMENTOS FORTALECEDORES DO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DO RESPEITO AO MÚLTIPLO, AO DIVERSO, ÀS SINGULARIDADES E IDENTIDADES QUE NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS EM UM PAÍS TÃO DISTINTO. A AUTONOMIA PROPOSTAS ÀS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE PRODUZIREM A PARTE DIVERSIFICADA DO SEU PRÓPRIO CURRÍCULO, PERMITE QUE OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO SEJAM TRANSMITIDOS ATRAVÉS DAS GERAÇÕES, GARANTINDO ASSIM A CONTINUIDADE E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE UM POVO. O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA BAHIA TORNA-SE UM ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, POR CONSTITUIR-SE A PARTIR DE UMA FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL E LEGAL COM BASE NA POLÍTICA EDUCATIVAS VIGENTES, AJUSTANDO AS DIFERENTES REALIDADES ESTADUAIS, ATENTANDO PARA A DIMENSÃO SOCIOCOGNITIVA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS, GARANTINDO ASSIM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. SEM QUERER ESTABELECER REGRAS GERAIS OU MESMO ESGOTAR O TEMA, ESTE ARTIGO TORNA-SE PERTINENTE POR ADENTRAR AO UNIVERSO DO RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO COMO ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3082_29082020212634.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZINETE DA SILVA FIGUEIRÊDO LUZINETE FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LUZINETE FIGUEIRÊDO"
    "autor_email" => "luzifigueiredo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68267
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 938
    "inscrito_id" => 3082
    "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR: RESPEITO À INTERCULTURALIDADE E FORTALECIMENTO DA INCLUSÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR COMO MECANISMO DE RECONHECIMENTO E RESPEITO À MULTICULTURALIDADE BAIANA JUNTO AO PROCESSO INCLUSÃO ESCOLAR, ATENTANDO PARA DIVERSIDADE CULTURAL QUE CARACTERIZA O POVO DA BAHIA, FRUTO DAS DIFERENTES ETNIAS QUE COMPÕEM O POVO BRASILEIRO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO DCRB – DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA (2019), NO QUAL, CONCEITOS COMO CURRÍCULO, TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE, DIVERSIDADE ADENTRAM O CURRÍCULO ESCOLAR, DE FORMA QUE SE TORNAM ELEMENTOS FORTALECEDORES DO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DO RESPEITO AO MÚLTIPLO, AO DIVERSO, ÀS SINGULARIDADES E IDENTIDADES QUE NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS EM UM PAÍS TÃO DISTINTO. A AUTONOMIA PROPOSTAS ÀS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE PRODUZIREM A PARTE DIVERSIFICADA DO SEU PRÓPRIO CURRÍCULO, PERMITE QUE OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO SEJAM TRANSMITIDOS ATRAVÉS DAS GERAÇÕES, GARANTINDO ASSIM A CONTINUIDADE E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE UM POVO. O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA BAHIA TORNA-SE UM ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, POR CONSTITUIR-SE A PARTIR DE UMA FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL E LEGAL COM BASE NA POLÍTICA EDUCATIVAS VIGENTES, AJUSTANDO AS DIFERENTES REALIDADES ESTADUAIS, ATENTANDO PARA A DIMENSÃO SOCIOCOGNITIVA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS, GARANTINDO ASSIM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. SEM QUERER ESTABELECER REGRAS GERAIS OU MESMO ESGOTAR O TEMA, ESTE ARTIGO TORNA-SE PERTINENTE POR ADENTRAR AO UNIVERSO DO RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO COMO ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3082_29082020212634.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZINETE DA SILVA FIGUEIRÊDO LUZINETE FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LUZINETE FIGUEIRÊDO"
    "autor_email" => "luzifigueiredo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR COMO MECANISMO DE RECONHECIMENTO E RESPEITO À MULTICULTURALIDADE BAIANA JUNTO AO PROCESSO INCLUSÃO ESCOLAR, ATENTANDO PARA DIVERSIDADE CULTURAL QUE CARACTERIZA O POVO DA BAHIA, FRUTO DAS DIFERENTES ETNIAS QUE COMPÕEM O POVO BRASILEIRO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO DCRB – DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA (2019), NO QUAL, CONCEITOS COMO CURRÍCULO, TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE, DIVERSIDADE ADENTRAM O CURRÍCULO ESCOLAR, DE FORMA QUE SE TORNAM ELEMENTOS FORTALECEDORES DO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DO RESPEITO AO MÚLTIPLO, AO DIVERSO, ÀS SINGULARIDADES E IDENTIDADES QUE NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS EM UM PAÍS TÃO DISTINTO. A AUTONOMIA PROPOSTAS ÀS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE PRODUZIREM A PARTE DIVERSIFICADA DO SEU PRÓPRIO CURRÍCULO, PERMITE QUE OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO SEJAM TRANSMITIDOS ATRAVÉS DAS GERAÇÕES, GARANTINDO ASSIM A CONTINUIDADE E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE UM POVO. O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA BAHIA TORNA-SE UM ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, POR CONSTITUIR-SE A PARTIR DE UMA FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL E LEGAL COM BASE NA POLÍTICA EDUCATIVAS VIGENTES, AJUSTANDO AS DIFERENTES REALIDADES ESTADUAIS, ATENTANDO PARA A DIMENSÃO SOCIOCOGNITIVA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS, GARANTINDO ASSIM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. SEM QUERER ESTABELECER REGRAS GERAIS OU MESMO ESGOTAR O TEMA, ESTE ARTIGO TORNA-SE PERTINENTE POR ADENTRAR AO UNIVERSO DO RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO COMO ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.