Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RE)PENSANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA ESCOLAR, GEOMETRIA PLANA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67484
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 681
    "inscrito_id" => 2243
    "titulo" => "(RE)PENSANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NAS ESCOLAS A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 (TREZE) ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES DO IFMA- CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS E SURGIU MEDIANTE O INTERESSE DE LEVANTAR APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS, AS METODOLOGIAS USADAS E A RECEPTIVIDADE DOS DISCENTES ÀS PROPOSTAS DE ENSINO. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NO CONTEXTO DESCRITIVO, SENDO OS DADOS COLETADOS MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO MISTO ESTRUTURADO. OS RESULTADOS DA PESQUISA SINALIZAM UMA DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDEREM MATEMÁTICA, SOBRETUDO EM VIRTUDE DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, NO ENTANTO APRESENTA TAMBÉM UMA CURIOSIDADE DOS ALUNOS EM EXPLORAREM O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA POR INTERMÉDIOS DAS TICS, ESPECIFICAMENTE COM O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SUGERE DIRECIONAMENTOS PARA POSTERIORES APLICAÇÕES DO PRODUTO EDUCACIONAL EXPOSTO NESSE ARTIGO VISANDO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA ESCOLAR, GEOMETRIA PLANA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2243_24082020122745.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDANILA RIBEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUDANILA SILVA"
    "autor_email" => "ludanillars@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA-CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS "
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67484
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 681
    "inscrito_id" => 2243
    "titulo" => "(RE)PENSANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NAS ESCOLAS A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 (TREZE) ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES DO IFMA- CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS E SURGIU MEDIANTE O INTERESSE DE LEVANTAR APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS, AS METODOLOGIAS USADAS E A RECEPTIVIDADE DOS DISCENTES ÀS PROPOSTAS DE ENSINO. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NO CONTEXTO DESCRITIVO, SENDO OS DADOS COLETADOS MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO MISTO ESTRUTURADO. OS RESULTADOS DA PESQUISA SINALIZAM UMA DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDEREM MATEMÁTICA, SOBRETUDO EM VIRTUDE DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, NO ENTANTO APRESENTA TAMBÉM UMA CURIOSIDADE DOS ALUNOS EM EXPLORAREM O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA POR INTERMÉDIOS DAS TICS, ESPECIFICAMENTE COM O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SUGERE DIRECIONAMENTOS PARA POSTERIORES APLICAÇÕES DO PRODUTO EDUCACIONAL EXPOSTO NESSE ARTIGO VISANDO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA ESCOLAR, GEOMETRIA PLANA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2243_24082020122745.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDANILA RIBEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUDANILA SILVA"
    "autor_email" => "ludanillars@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA-CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS "
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NAS ESCOLAS A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 (TREZE) ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES DO IFMA- CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS E SURGIU MEDIANTE O INTERESSE DE LEVANTAR APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS, AS METODOLOGIAS USADAS E A RECEPTIVIDADE DOS DISCENTES ÀS PROPOSTAS DE ENSINO. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NO CONTEXTO DESCRITIVO, SENDO OS DADOS COLETADOS MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO MISTO ESTRUTURADO. OS RESULTADOS DA PESQUISA SINALIZAM UMA DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDEREM MATEMÁTICA, SOBRETUDO EM VIRTUDE DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, NO ENTANTO APRESENTA TAMBÉM UMA CURIOSIDADE DOS ALUNOS EM EXPLORAREM O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA POR INTERMÉDIOS DAS TICS, ESPECIFICAMENTE COM O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SUGERE DIRECIONAMENTOS PARA POSTERIORES APLICAÇÕES DO PRODUTO EDUCACIONAL EXPOSTO NESSE ARTIGO VISANDO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.