Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

Visualizações: 211
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: PROBLEMATIZANDO QUANTO AO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM UMA CIDADE DOS SERTÕES DE CRATEÚS

Palavra-chaves: RECURSOS HÍDRICOS, METODOLOGIAS DE ENSINO, ENSINO DE CIÊNCIAS, , E-book GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

A UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS TEM SIDO UMA PROBLEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS, O QUE INTENSIFICA A NECESSIDADE DE DISCUSSÃO DE TAL COMPORTAMENTO E PROBLEMÁTICA DENTRO DOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS SOCIAIS, SOBRETUDO, ESCOLARES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE IPAPORANGA-CE, QUANTO AO USO ADEQUADO DOS RECURSOS HÍDRICOS. PARA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA QUALITATIVA, SOLICITOU-SE AOS ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL QUE PRODUZISSEM UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE ATITUDES HUMANAS QUE RESULTAM EM ESCASSEZ DE ÁGUA, SENDO TAL PRODUÇÃO COLETIVA COM O INTUITO DE POSTERIOR APRESENTAÇÃO AOS DEMAIS SUJEITOS ESCOLARES. DURANTE A APRESENTAÇÃO, OBSERVOU-SE A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES VOLTADAS PARA AS ATRATIVIDADES E REALIDADES DAS MEDIDAS DE RACIONAMENTO, BEM COMO AÇÕES DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. DESSARTE, TAL MATERIAL TAMBÉM FOI UTILIZADO EM AULAS FUTURAS DO DOCENTE. ASSIM, CONSIDERAMOS ESSA ATIVIDADE IMPORTANTE PARA SENSIBILIZAR OS ALUNOS, VISTO QUE APRESENTAMOS A PROBLEMÁTICA DA ESCASSEZ DOS RECURSOS HÍDRICOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.