Artigo E-book 1: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-07-8

Visualizações: 140
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA

Palavra-chaves: EJA, FORMAÇÃO, DOCENTE, UNILAB, E-book GT 01 - Formação de Professores

Resumo

AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PREVALECEU A IMAGEM DO PROFESSOR COMO TÉCNICO COM FUNÇÃO DE TRANSMITIR CONHECIMENTOS, DESCONSIDERANDO OS ELEMENTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS OU CULTURAIS PRESENTES NO CONTEXTO DE ATUAÇÃO E NAS IDENTIDADES DOS EDUCANDOS. ESSA RACIONALIDADE TEM AFETADO NEGATIVAMENTE A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE, POIS NÃO OS PREPARAM PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE PRESENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. BUSCANDO SUPERAR TAL PERSPECTIVA, AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL ORIENTAM AS UNIVERSIDADES A ESTRUTURAREM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS CONSIDERANDO A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA, OFERTANDO COMPONENTES CURRICULARES QUE ABORDEM ESTA QUESTÃO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO FOI PRODUZIDO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), BUSCANDO RESPONDER À SEGUINTE INDAGAÇÃO “COMO A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES NO PROGRAMA DA DISCIPLINA DE EJA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA?”. PARA ENCONTRAR RESPOSTAS, FOI REALIZADA UMA INVESTIGAÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONFIGURADA COMO ESTUDO DE CASO, OBJETIVANDO COMPREENDER A INTER-RELAÇÃO ENTRE ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNILAB E SEUS CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. AS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE FORAM REVISÃO DE LITERATURA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS APONTAM QUE ARTICULAÇÃO TEÓRICA METODOLÓGICA ABRANGEU AS DIMENSÕES POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA EJA COLABORANDO DE MODO CRÍTICO E REFLEXIVO COM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE FUTUROS PROFISSIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.