OLIVEIRA, Erivelton Barbosa De et al.. O jogo como ferramenta de ensino-aprendizagem. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48125>. Acesso em: 22/11/2024 02:36
RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino não se restringe a transmitir informações ou apresentar apenas um caminho, mas é ajudar o aluno a tomar consciência que se pode sim aprender, inclusive com novas formas diferentes do que é rotineiro, em sala de aula, conforme pensamento de Oliveira (1999). O presente artigo mostra que o uso do jogo no ensino de Biologia, pode ser uma ferramenta para um melhor aprendizado dos discentes, este trabalho científico tem como objetivo geral mostrar o jogo como uma ferramenta ativa no ensino da Biologia, para alunos do Ensino Médio, e como objetivos específicos temos: descrever como um quiz pode ser um facilitador do processo ensino-aprendizagem dos discentes , e como o jogo pode ser uma empolgante ferramenta de aplicação dos conteúdos. O universo deste estudo é formado por 35 alunos frequentes da turma vespertina, do 1º ano, da Escola Estadual Varela Barca localizada na Rua Serra do Botucatu S/N – Conjunto Soledade II no bairro Potengi, zona norte de Natal/RN. As atividades foram aplicadas aos alunos do 1° primeiro ano do Ensino Médio do turno vespertino. Antes das atividades serem iniciadas - com o auxílio do professor da turma - conseguimos elaborar a atividade junto ao cronograma. Foram necessários 3 (três) encontros com a turma de 45 (quarenta e cinco) minutos cada. Dentre os resultados alcançados tem-se a certeza que as atividades lúdicas são de suma importância com papel essencial para o aprendizado, para utilização como ferramenta metodológica e de trabalho em grupo no ensino médio.