Este trabalho busca compreender como pensam os gestores escolares (diretores e coordenadores) das escolas públicas alagoanas, com desempenho considerado significativo, na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB no município de Coruripe, estado de Alagoas. Para tanto, 03 escolas e 06 profissionais foram objeto desta pesquisa. Para entender os processos de gestão escolar e a avaliação institucional, foi utilizado um questionário com perguntas direcionadas aos gestores das instituições que apresentaram os melhores resultados de acordo com o resultado do IDEB/Prova Brasil. Dessa forma, buscando as contribuições desses profissionais para uma melhoria dos resultados no desempenho dos alunos. Ao fazer uma análise das concepções dos gestores sobre suas visões de sucesso da aprendizagem dos estudantes, foi possível identificar ações realizadas em prol do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos discentes. Enfim, esta pesquisa buscou apresentar dados que permitam entender os processos e as concepções dos profissionais comprometidos com a mudança na instituição que fazem parte, almejando educação de qualidade para a comunidade escolar.