A lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira e africana, com o intuito de espalhar o conhecimento acerca de um povo importante para a construção da cultura e identidade étnica brasileira. Porém, o ensino se torna enfadonho e rotineiro, criando o desinteresse por parte do alunado. Para tanto, necessita-se de distintos meios para a transmissão do conhecimento que se quer passar. O cinema, então, demonstra ser um instrumento de ensino desde seu surgimento no final do século XIX. Quando visualizado qual tipo de filme é mais consumido pelos jovens e adolescentes, percebe-se que os blockbusters de Super Heróis conseguem levar milhares de pessoas ao cinema de todo mundo, principalmente aqueles produzidos pela Marvel Studios. O estúdio em questão, criou seu universo cinematográfico em 2008 e dez anos depois lançou seu primeiro filme solo de um herói negro: Pantera Negra. O filme demonstra ser um marco histórico do cinema, empodera a cultura negra e debate assuntos importantíssimos sobre a comunidade negra mundial. Objetivando analisar a eficácia e eficiência de tal filme em ser um instrumento para o cumprimento da lei 10.639/03, exibimos a obra para 130 alunos e por meio de um método de pesquisa qualitativo, analisamos a percepção dos discentes.