O cinema é uma modalidade artística e uma fonte de conhecimento e de expressão da realidade. Retrata diversos assuntos, estabelecendo assim, um intercâmbio cultural entre os diferentes povos. Através de um filme é possível reconhecer todo um conjunto de costumes, crenças, arte, leis, conhecimentos e hábitos existentes em uma determinada região. O cinema atua como uma das diversas formas de entretenimento existentes, tais como programas televisivos, internet, passeios turísticos, shows musicais, etc. Partindo desses pressupostos, este trabalho tem o propósito de promover reflexões acerca de assuntos voltados à educação; apresentar aos futuros professores, a possibilidade da inclusão da narrativa fílmica na sua prática pedagógica; despertar nos acadêmicos a capacidade de desenvolver o pensamento crítico e expor sua opinião sobre diversos assuntos importantes para a sua formação. O presente trabalho visa demonstrar a importância da narrativa fílmica para a educação. Os filmes podem ser utilizados em sala de aula como um dos métodos de ensino que favorecem a prática pedagógica. A utilização de filmes destaca-se como uma prática bem favorável, pois o que poderia ser utilizado apenas como mais uma forma de lazer, passa a ser mais um método de ensino-aprendizagem. Através desse método é possível que o educador avalie o aluno sugerindo textos, baseados no filme exibido, de forma que o aluno mesmo possa expor seu ponto de vista, colocando assim em exercício sua capacidade reflexiva e opinativa; pode ainda promover um debate entre os alunos, destacando as contribuições do filme para a vida social e escolar.