UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS-PB
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45210 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS-PB" "resumo" => "O presente trabalho se desenvolveu no intuito de analisar os principais problemas e desafios enfrentados pelos alunos do ensino médio do IFPB campus Cajazeiras em relação ao conteúdo de trigonometria. Trata-se de uma pesquisa do tipo levantamento de dados, visto que utilizou-se da aplicação de um questionário junto aos alunos visando analisar os principais fatores que afetam a aprendizagem nesta modalidade de ensino no que se refere a trigonometria. De modo geral, o seu principal objetivo foi identificar os principais motivos que levam os estudantes do ensino médio a terem tantas dificuldades neste conteúdo, assim, um estudo mais aprofundado deste problema, através de uma pesquisa, possibilitou uma melhor compreensão dos principais fatores geradores dessa problemática. Os resultados mostraram que o fator responsável pelo sucesso ou fracasso escolar não se concentra de modo único nas mãos dos professores, visto que esta problemática envolve uma série de variáveis no que diz respeito à educação, como se pode observar no transcorrer da pesquisa, tais como: desvalorização do magistério, formação acadêmica dos futuros professores, falta de acompanhamento da família na educação dos filhos, redução de investimentos na educação e a falta de uma educação de qualidade nas séries iniciais que é a base para a construção do conhecimento. Portanto, esta pesquisa contribuiu de maneira significativa para a busca de uma solução plausível do problema em questão, como também abriu precedentes na comunidade acadêmica envolvida para que novas pesquisas sejam realizadas com o intuito de melhorar a qualidade da educação que oferecemos aos nossos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-02: Currículos em Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA2_ID32_04072018091110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LISBOA DUARTE" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos_lisboatf@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45210 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS-PB" "resumo" => "O presente trabalho se desenvolveu no intuito de analisar os principais problemas e desafios enfrentados pelos alunos do ensino médio do IFPB campus Cajazeiras em relação ao conteúdo de trigonometria. Trata-se de uma pesquisa do tipo levantamento de dados, visto que utilizou-se da aplicação de um questionário junto aos alunos visando analisar os principais fatores que afetam a aprendizagem nesta modalidade de ensino no que se refere a trigonometria. De modo geral, o seu principal objetivo foi identificar os principais motivos que levam os estudantes do ensino médio a terem tantas dificuldades neste conteúdo, assim, um estudo mais aprofundado deste problema, através de uma pesquisa, possibilitou uma melhor compreensão dos principais fatores geradores dessa problemática. Os resultados mostraram que o fator responsável pelo sucesso ou fracasso escolar não se concentra de modo único nas mãos dos professores, visto que esta problemática envolve uma série de variáveis no que diz respeito à educação, como se pode observar no transcorrer da pesquisa, tais como: desvalorização do magistério, formação acadêmica dos futuros professores, falta de acompanhamento da família na educação dos filhos, redução de investimentos na educação e a falta de uma educação de qualidade nas séries iniciais que é a base para a construção do conhecimento. Portanto, esta pesquisa contribuiu de maneira significativa para a busca de uma solução plausível do problema em questão, como também abriu precedentes na comunidade acadêmica envolvida para que novas pesquisas sejam realizadas com o intuito de melhorar a qualidade da educação que oferecemos aos nossos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-02: Currículos em Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA2_ID32_04072018091110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LISBOA DUARTE" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos_lisboatf@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }