Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

JOGO BATALHA NAVAL NO PLANO CARTESIANO: TRABALHANDO COORDENADAS CARTESIANAS ATRAVÉS DO LÚDICO.

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÕES, PLANO CARTESIANO Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45165
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 190
    "titulo" => """
      JOGO BATALHA NAVAL NO PLANO CARTESIANO:\r\n
      TRABALHANDO COORDENADAS CARTESIANAS ATRAVÉS DO\r\n
      LÚDICO.
      """
    "resumo" => "Os jogos matemáticos têm grande contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Esses, quando usados com fins pedagógicos, auxiliam os professores, em sua docência, com a aprendizagem. Assim, o presente trabalho tem como finalidade relatar uma experiência com o uso de um jogo em uma escola pública do município de São José de Espinharas com alunos do primeiro ano do ensino médio. O jogo trabalhado com os alunos foi Batalha Naval no Plano Cartesiano e tem como objetivo fazer com que os alunos consigam identificar coordenadas no plano cartesiano, localizar pontos e, partir daí, associar o resultado de qualquer função ao plano, além de promover a familiarização dos alunos com o plano cartesiano e desenvolver habilidade como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, além de promover a facilitação do ensino e aprendizagem deste conteúdo, de maneira mais direta e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÕES, PLANO CARTESIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID190_17082018153723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MORAIS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS MORAIS"
    "autor_email" => "viniciusmoraismorais@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45165
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 190
    "titulo" => """
      JOGO BATALHA NAVAL NO PLANO CARTESIANO:\r\n
      TRABALHANDO COORDENADAS CARTESIANAS ATRAVÉS DO\r\n
      LÚDICO.
      """
    "resumo" => "Os jogos matemáticos têm grande contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Esses, quando usados com fins pedagógicos, auxiliam os professores, em sua docência, com a aprendizagem. Assim, o presente trabalho tem como finalidade relatar uma experiência com o uso de um jogo em uma escola pública do município de São José de Espinharas com alunos do primeiro ano do ensino médio. O jogo trabalhado com os alunos foi Batalha Naval no Plano Cartesiano e tem como objetivo fazer com que os alunos consigam identificar coordenadas no plano cartesiano, localizar pontos e, partir daí, associar o resultado de qualquer função ao plano, além de promover a familiarização dos alunos com o plano cartesiano e desenvolver habilidade como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, além de promover a facilitação do ensino e aprendizagem deste conteúdo, de maneira mais direta e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÕES, PLANO CARTESIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID190_17082018153723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MORAIS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS MORAIS"
    "autor_email" => "viniciusmoraismorais@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Os jogos matemáticos têm grande contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Esses, quando usados com fins pedagógicos, auxiliam os professores, em sua docência, com a aprendizagem. Assim, o presente trabalho tem como finalidade relatar uma experiência com o uso de um jogo em uma escola pública do município de São José de Espinharas com alunos do primeiro ano do ensino médio. O jogo trabalhado com os alunos foi Batalha Naval no Plano Cartesiano e tem como objetivo fazer com que os alunos consigam identificar coordenadas no plano cartesiano, localizar pontos e, partir daí, associar o resultado de qualquer função ao plano, além de promover a familiarização dos alunos com o plano cartesiano e desenvolver habilidade como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, além de promover a facilitação do ensino e aprendizagem deste conteúdo, de maneira mais direta e eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.