Com a evolução das tecnologias computacionais, novas possibilidades de ensino estão surgindo e, em especial, dentro do contexto do ensino de matemática, onde uma grande variedade de softwares educativos está dando um significado especial na construção do conhecimento. Diante desse contexto, percebe-se o papel de destaque das TIC no âmbito educacional e como essa ferramenta dinâmica pode se fazer presente no ensino de matemática. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a utilização do laboratório de informática na escola e como esse recurso didático pode complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula. No intuito de entender como a tecnologia computacional pode facilitar o ensino de matemática, foi realizada também uma entrevista com uma professora e um aluno da educação básica. Apesar dos avanços obtidos, é comum existirem ainda nas escolas laboratórios de informática com poucos computadores, não sendo capazes de atenderem as demandas das turmas. Em outros casos, apesar de existirem as máquinas, o estado de conservação já faz com que se tornem obsoletas e o uso de softwares educativos, muitas vezes, inviável. Tais questões se situam na dimensão estrutural da escola, mas pode-se acrescentar, por exemplo, as dificuldades docentes em utilizar as tecnologias. Essa dificuldade não foi vista na professora pesquisada neste trabalho, mas costuma ser frequente em outras escolas.