Este trabalho objetiva realizar uma breve discussão sobre a emergência da educação inclusiva como possibilitadora de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade na educação regular. Apresentamos um olhar acerca do contexto de surgimento da Educação Inclusiva tanto no cenário internacional, quanto em nível de Brasil. A educação passa por diversas fases, e a sua compreensão acerca da necessidade de agregar pessoas e valores especiais para àqueles que precisam de carinho e atenção de uma maneira particular está aumentando. São variadas as propostas para os profissionais da educação lidar com a inclusão no ambiente educacional. Veremos como surgiu a ideia de uma Educação Inclusiva e a forma como deve ser pautada a sua aplicabilidade nas escolas, para tanto, tomamos por base a compreensão de alguns teóricos. As discussões deste trabalho nos levam a refletir acerca dos marcos básicos da educação inclusiva, e em se tratando dos princípios básicos da educação inclusiva, ressaltamos que promover a universalização do acesso à educação e uma maior atenção à diversidade se mostra elementos primordiais para que esta seja considerada uma verdadeira política de direitos humanos. Desta forma, tal como apontado nos discursos oficiais e pelos autores que subsidiaram nossas reflexões, podemos afirmar que os desafios da política de inclusão faz parte de um novo paradigma educacional e que não podem ser resolvidos com pequenos ajustes na escola ou por simples adaptações curriculares, mas por meio de políticas e projetos integrados e diferenciados, no qual os personagens atuem de forma ativa e não apenas como figurantes.