O presente artigo visa apresentar uma reflexão sobre o papel do professor no fomento à leitura, explorando as estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura e a relação leitor, texto, autor e contexto. Para embasar teoricamente o trabalho, nos fundamentamos nos estudos sobre leitura desenvolvidos por Freire (2006), Kleiman (1993; 2013), Solé (1998), Leffa (1996), Goodman (1990), Zilbermann (1986), dentre outros teóricos que concebem a linguagem enquanto interação social. Nesse sentido, elaboramos uma proposta de atividade para uma melhor compreensão das estratégias cognitivas e metacognitivas cabíveis nas diferentes situações comunicativas de uso nos textos tomados para estudo. Os resultados obtidos mostraram uma contribuição significativa das estratégias na formação e no desenvolvimento de habilidades com leitura dos textos e na formação da compreensão leitora dos discentes. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional como pesquisador do Mestrado profissional em Letras, favorecendo a formação continuada na prática em sala de aula e no fomento da leitura dos discentes no ambiente escolar e fora dele.