Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU PAPEL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E NO FOMENTO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: PIBID, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Relato de Experiência (RE) ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26451
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU PAPEL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E NO FOMENTO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "No presente relato trazemos uma reflexão sobre como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode ser um espaço que congrega diversas interfaces com possíveis contribuições para iniciação à docência e para Educação Básica. Essas interfaces são materializadas através do fomento de ações e atividades partilhadas entre a formação inicial de professores de Matemática e atividades voltadas para estudantes da Educação Básica. Baseados em Lorenzato (2009), Turrioni (2004), dentre outros autores, discutimos uma experiência realizada no LEM do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba em parceria com o subprojeto Matemática do PIBID-UEPB-CAPES e com a Escola Estadual Miguel Santa Cruz em Monteiro – PB. O relato indica que o LEM pode ser considerado um espaço promissor no sentido de promover aos futuros professores importantes reflexões sobre a docência em Matemática, ao passo que pode ser um agente no apoio ao ensino de Matemática na Escola Básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID528_29102016213935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PROF. ZÉ LUIZ"
    "autor_email" => "luiz-x@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26451
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU PAPEL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E NO FOMENTO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "No presente relato trazemos uma reflexão sobre como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode ser um espaço que congrega diversas interfaces com possíveis contribuições para iniciação à docência e para Educação Básica. Essas interfaces são materializadas através do fomento de ações e atividades partilhadas entre a formação inicial de professores de Matemática e atividades voltadas para estudantes da Educação Básica. Baseados em Lorenzato (2009), Turrioni (2004), dentre outros autores, discutimos uma experiência realizada no LEM do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba em parceria com o subprojeto Matemática do PIBID-UEPB-CAPES e com a Escola Estadual Miguel Santa Cruz em Monteiro – PB. O relato indica que o LEM pode ser considerado um espaço promissor no sentido de promover aos futuros professores importantes reflexões sobre a docência em Matemática, ao passo que pode ser um agente no apoio ao ensino de Matemática na Escola Básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID528_29102016213935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PROF. ZÉ LUIZ"
    "autor_email" => "luiz-x@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

No presente relato trazemos uma reflexão sobre como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode ser um espaço que congrega diversas interfaces com possíveis contribuições para iniciação à docência e para Educação Básica. Essas interfaces são materializadas através do fomento de ações e atividades partilhadas entre a formação inicial de professores de Matemática e atividades voltadas para estudantes da Educação Básica. Baseados em Lorenzato (2009), Turrioni (2004), dentre outros autores, discutimos uma experiência realizada no LEM do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba em parceria com o subprojeto Matemática do PIBID-UEPB-CAPES e com a Escola Estadual Miguel Santa Cruz em Monteiro – PB. O relato indica que o LEM pode ser considerado um espaço promissor no sentido de promover aos futuros professores importantes reflexões sobre a docência em Matemática, ao passo que pode ser um agente no apoio ao ensino de Matemática na Escola Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.