O presente estudo foi desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco. Este tem o objetivo de analisar as possibilidades de utilização do Jogo Soma Zero pelos professores de matemática para o ensino de adição e subtração com números inteiros. Para tanto, tomamos como referência teórica a Abordagem Instrumental (RABALDEL, 1995). Participaram da pesquisa quatro professores de matemática da rede pública e particular da cidade de Moreno - PE. Na primeira etapa, foram apresentadas aos professores as regras do jogo Soma Zero. Na segunda etapa, realizamos uma partida com cada um dos quatro professores, em diferentes momentos. Na terceira etapa, depois da partida com o jogo, cada professor foi solicitado a responder o que achou do mesmo, o que eles mudariam ou não neste; assim como, colocar suas opiniões para um possível uso deste jogo em sala de aula. Como resultados do estudo, apresentamos elementos que incidem sobre os processos de instrumentação e instrumentalização na passagem do Jogo Soma Zero, de um “artefato” a “um instrumento” para o ensino de adição e subtração de números inteiros pelos professores. Ou seja, apresentamos os diferentes indícios de esquemas de utilização dos professores em virtude das suas propostas de modificações ou adaptações do jogo para seu uso em sala de aula. Por exemplo, aquelas realizadas por cada professor quanto à quantidade de participantes, quanto ao aumento da quantidade de peças do jogo. Com destaque, para as diferentes mudanças nas regras no jogo pensadas pelos professores, que variam muito de professor para professor.