Nossa pesquisa tem como principal objetivo utilizar da Etnomatemática e da Resolução de Problemas como ferramentas de intervenção no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em uma escola do Município de Natal/RN. Para tanto, faz-se necessário ao longo do corpo desse texto, partir dos conhecimentos empíricos dos alunos, bem como dos conhecimentos adquiridos a partir do senso comum, por vezes baseados em suas experiências; deve-se entender que esses conhecimentos devem permanecer em sintonia com os conhecimentos escolares. Propomos fazer considerações acerca das matemáticas utilizadas e/ou produzidas pelos estudantes da EJA em suas profissões, analisando através de instrumentos, tais como questionários, entrevistas, observações, diário de campo entre outros. O intuito disso é produzir um material didático, composto por situações-problema, eminentes da profissão do aluno da EJA, devendo ser um processo ou ferramenta de natureza educacional, o qual será disseminado, analisado e empregado por outros professores. Nossa pesquisa é fundamentada nas concepções d’ambrosianas da Etnomatemática e na Resolução de Problemas, fazendo uso da abordagem investigativa que é utilizada como ponte que unirá as duas vertentes mencionadas.