Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

AS QUATRO OPERAÇÕES: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, METODOLOGIA DE PROJETOS, JOGOS Relato de Experiência (RE) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26403
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "AS QUATRO OPERAÇÕES: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA NO PIBID"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís/ Monte Castelo. Durante as observações de aulas e atividades de interação em uma das escolas parceiras de nível fundamental, os bolsistas puderam identificar que os alunos apresentavam dificuldades nas operações com os números inteiros.  Após a leitura e discussão da dissertação de mestrado de Patrícia Linardi (1998) intitulada “Quatro Jogos para Números Inteiros: uma análise”, foi elaborado o projeto “As Quatro Operações” que foi aplicado com os alunos da escola parceira Unidade Integrada Barbosa de Godóis na cidade de São Luís. O projeto era composto por atividades envolvendo os quatro jogos propostos por Linardi (1998): O Jogo das Borboletas, Jogo das Perdas e Ganhos, Jogo das Apostas e Jogo das Araras que foram trabalhados durante o segundo semestre do ano de 2015 nas atividades de interação com os alunos de 7º e 8º ano. Ao utilizarem várias estratégias para vencerem os desafios propostos por cada jogo, foi possibilitada aos alunos a construção do significado das operações envolvendo os números inteiros. Devido ao encerramento do ano letivo, apenas três dos quatro jogos puderam ser aplicados nas interações, ficando o Jogo das Araras para a culminância do projeto, realizada ao fim das atividades. A culminância contou com a participação de toda a comunidade escolar e dos demais bolsistas do subprojeto, que apresentaram os quatro jogos do projeto, além de outros materiais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, METODOLOGIA DE PROJETOS, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA14_ID80_14102016112501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JASMINES FERNANDES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JASMINE CHAVES"
    "autor_email" => "jasminefernandes2010@hotm"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26403
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "AS QUATRO OPERAÇÕES: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA NO PIBID"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís/ Monte Castelo. Durante as observações de aulas e atividades de interação em uma das escolas parceiras de nível fundamental, os bolsistas puderam identificar que os alunos apresentavam dificuldades nas operações com os números inteiros.  Após a leitura e discussão da dissertação de mestrado de Patrícia Linardi (1998) intitulada “Quatro Jogos para Números Inteiros: uma análise”, foi elaborado o projeto “As Quatro Operações” que foi aplicado com os alunos da escola parceira Unidade Integrada Barbosa de Godóis na cidade de São Luís. O projeto era composto por atividades envolvendo os quatro jogos propostos por Linardi (1998): O Jogo das Borboletas, Jogo das Perdas e Ganhos, Jogo das Apostas e Jogo das Araras que foram trabalhados durante o segundo semestre do ano de 2015 nas atividades de interação com os alunos de 7º e 8º ano. Ao utilizarem várias estratégias para vencerem os desafios propostos por cada jogo, foi possibilitada aos alunos a construção do significado das operações envolvendo os números inteiros. Devido ao encerramento do ano letivo, apenas três dos quatro jogos puderam ser aplicados nas interações, ficando o Jogo das Araras para a culminância do projeto, realizada ao fim das atividades. A culminância contou com a participação de toda a comunidade escolar e dos demais bolsistas do subprojeto, que apresentaram os quatro jogos do projeto, além de outros materiais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, METODOLOGIA DE PROJETOS, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA14_ID80_14102016112501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JASMINES FERNANDES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JASMINE CHAVES"
    "autor_email" => "jasminefernandes2010@hotm"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís/ Monte Castelo. Durante as observações de aulas e atividades de interação em uma das escolas parceiras de nível fundamental, os bolsistas puderam identificar que os alunos apresentavam dificuldades nas operações com os números inteiros. Após a leitura e discussão da dissertação de mestrado de Patrícia Linardi (1998) intitulada “Quatro Jogos para Números Inteiros: uma análise”, foi elaborado o projeto “As Quatro Operações” que foi aplicado com os alunos da escola parceira Unidade Integrada Barbosa de Godóis na cidade de São Luís. O projeto era composto por atividades envolvendo os quatro jogos propostos por Linardi (1998): O Jogo das Borboletas, Jogo das Perdas e Ganhos, Jogo das Apostas e Jogo das Araras que foram trabalhados durante o segundo semestre do ano de 2015 nas atividades de interação com os alunos de 7º e 8º ano. Ao utilizarem várias estratégias para vencerem os desafios propostos por cada jogo, foi possibilitada aos alunos a construção do significado das operações envolvendo os números inteiros. Devido ao encerramento do ano letivo, apenas três dos quatro jogos puderam ser aplicados nas interações, ficando o Jogo das Araras para a culminância do projeto, realizada ao fim das atividades. A culminância contou com a participação de toda a comunidade escolar e dos demais bolsistas do subprojeto, que apresentaram os quatro jogos do projeto, além de outros materiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.