Este trabalho discute a contribuição dos jogos e resolução de problemas para o ensino de Matemática, em turmas de anos iniciais do ensino fundamental por meio de um projeto de apoio à licenciatura, envolvendo a atuação de alunos de Pedagogia – UFPB em situações de docência. Baseados em autores que estudam as metodologias do uso de jogos e da resolução de problemas, avaliamos que o projeto sinaliza na direção de ruptura com o paradigma da escola tradicional, na qual o treino e a repetição são marcas. A metodologia utilizada para esse trabalho foi do tipo intervenção, na qual os alunos pesquisadores assumiram, semanalmente, uma atuação no campo investigado. O local foi uma Escola Municipal de João Pessoa, nas turmas do 2º, 3º, 4º, 5ºano e uma turma de Aceleração, nas quais procuramos aliar a teoria com a prática, através das discussões do projeto PROLICEN sobre o uso de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais e sobre a resolução de problemas dos campos aditivo e multiplicativo. Após um trabalho de cinco meses de atuação, aplicou-se uma variedade de jogos e de atividades de resolução de problemas. Avaliamos que o projeto contribuiu para que os alunos obtivessem um melhor desempenho em relação aos números e operações, vivenciando momentos lúdicos e participativos, no qual tiveram acesso a novos recursos matemáticos, adquirindo novos conhecimentos. O jogo matemático aliado à resolução de problemas, além de fazer com que o aluno sinta gosto pela disciplina, favorece à aprendizagem na área da matemática através das interações propostas, disciplina, ética, entre outros, possibilitando que a criança esteja inserida no meio social de forma crítica.