EXPLORANDO JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIALIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26440 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "EXPLORANDO JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIALIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho discute a contribuição dos jogos e resolução de problemas para o ensino de Matemática, em turmas de anos iniciais do ensino fundamental por meio de um projeto de apoio à licenciatura, envolvendo a atuação de alunos de Pedagogia – UFPB em situações de docência. Baseados em autores que estudam as metodologias do uso de jogos e da resolução de problemas, avaliamos que o projeto sinaliza na direção de ruptura com o paradigma da escola tradicional, na qual o treino e a repetição são marcas. A metodologia utilizada para esse trabalho foi do tipo intervenção, na qual os alunos pesquisadores assumiram, semanalmente, uma atuação no campo investigado. O local foi uma Escola Municipal de João Pessoa, nas turmas do 2º, 3º, 4º, 5ºano e uma turma de Aceleração, nas quais procuramos aliar a teoria com a prática, através das discussões do projeto PROLICEN sobre o uso de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais e sobre a resolução de problemas dos campos aditivo e multiplicativo. Após um trabalho de cinco meses de atuação, aplicou-se uma variedade de jogos e de atividades de resolução de problemas. Avaliamos que o projeto contribuiu para que os alunos obtivessem um melhor desempenho em relação aos números e operações, vivenciando momentos lúdicos e participativos, no qual tiveram acesso a novos recursos matemáticos, adquirindo novos conhecimentos. O jogo matemático aliado à resolução de problemas, além de fazer com que o aluno sinta gosto pela disciplina, favorece à aprendizagem na área da matemática através das interações propostas, disciplina, ética, entre outros, possibilitando que a criança esteja inserida no meio social de forma crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DOCENTE, OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID490_01112016145025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA VIEIRA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA VIEIRA" "autor_email" => "valeriavieirast@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26440 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "EXPLORANDO JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIALIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho discute a contribuição dos jogos e resolução de problemas para o ensino de Matemática, em turmas de anos iniciais do ensino fundamental por meio de um projeto de apoio à licenciatura, envolvendo a atuação de alunos de Pedagogia – UFPB em situações de docência. Baseados em autores que estudam as metodologias do uso de jogos e da resolução de problemas, avaliamos que o projeto sinaliza na direção de ruptura com o paradigma da escola tradicional, na qual o treino e a repetição são marcas. A metodologia utilizada para esse trabalho foi do tipo intervenção, na qual os alunos pesquisadores assumiram, semanalmente, uma atuação no campo investigado. O local foi uma Escola Municipal de João Pessoa, nas turmas do 2º, 3º, 4º, 5ºano e uma turma de Aceleração, nas quais procuramos aliar a teoria com a prática, através das discussões do projeto PROLICEN sobre o uso de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais e sobre a resolução de problemas dos campos aditivo e multiplicativo. Após um trabalho de cinco meses de atuação, aplicou-se uma variedade de jogos e de atividades de resolução de problemas. Avaliamos que o projeto contribuiu para que os alunos obtivessem um melhor desempenho em relação aos números e operações, vivenciando momentos lúdicos e participativos, no qual tiveram acesso a novos recursos matemáticos, adquirindo novos conhecimentos. O jogo matemático aliado à resolução de problemas, além de fazer com que o aluno sinta gosto pela disciplina, favorece à aprendizagem na área da matemática através das interações propostas, disciplina, ética, entre outros, possibilitando que a criança esteja inserida no meio social de forma crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DOCENTE, OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID490_01112016145025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA VIEIRA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA VIEIRA" "autor_email" => "valeriavieirast@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }