Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE: EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO E INTERAÇÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA, TERCEIRA IDADE Comunicação Oral (CO) GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa em uma classe de alunos da terceira idade da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - Campus I). Dentre as motivações para a realização deste estudo, destacamos: o reconhecimento da utilidade de uma língua estrangeira como forma de ampliar o conhecimento e habilidades de interação resultando em uma prática de inclusão social; assim como a percepção do papel da comunidade acadêmica para com a sociedade, neste caso, apoiando o projeto da UAMA de inserir idosos em atividades acadêmicas e culturais. Neste sentido, nosso estudo tem como objetivo geral analisar o caráter inclusivo e interacional do ensino-aprendizagem de inglês para idosos da UAMA. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) verificar como a oportunidade de estudar inglês na UAMA é percebida pelos alunos; (ii) examinar o fator emoção nas relações interpessoais em sala de aula; e (iii) identificar as implicações da metodologia de ensino e do material didático utilizados no processo de inclusão e interação dos alunos. Os dados desta pesquisa foram gerados a partir de relatos dos alunos em relação a essa experiência de ensino-aprendizagem, da sequência didática elaborada pelos professores, bem como de relatórios reflexivos sobre as aulas ministradas no referido contexto. Fundamentamos o nosso estudo nas teorias de Pizzolato (1995), no que se referem a reflexões sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na terceira idade, além das contribuições de Boianoski e Fernandes (2006) e Borges (2016), sobre os aspectos emocionais e cognitivo-biológicos que devem ser considerados na adaptação de metodologias de ensino voltadas ao idoso, assim como a dimensão social desse processo, entre outros aportes teóricos. Os resultados deste estudo revelam a importância do caráter contextualizado e personalizado do curso de inglês para idosos, considerando, sobretudo, suas necessidades cognitivas e emocionais, como forma de promover a interação e a inclusão social desse grupo de alunos.

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