O presente artigo elucida as representações da sexualidade descritas no prédio de uma escola pública, desvelando a curiosidade dos educandos como possiblidade de construção de uma identidade sexual e a maneira como os educadores se apropriam dessas questões em sala de aula. Esta proposta é relevante porque permite uma análise holística sobre os dilemas e diálogos entre gênero e sexualidade. Destarte, se tem como objetivo geral: Pesquisar as representações da sexualidade no espaço físico de uma escola pública na cidade de Parnaíba - PI. Enquanto que os específicos são: Compreender o termo sexualidade e os impactos disso na construção da identidade dos sujeitos, analisar a escola como um espaço de representação da sexualidade, identificar as inscrições, exageros e manifestações dos órgãos sexuais no prédio escolar e Perceber as perspectiva dos professores do ensino fundamental (1 º ao 5 º ano) da sexualidade no contexto da sala de aula. Para fomentar as discussões utilizou –se: Paramentos Curriculares Nacionais (PCNs) e dentre os autores: Freire (2011), Louro (2004), Junqueira (2009), entre outros. Para a metodologia, fez – se necessário uma pesquisa de campo com expressão qualitativa direcionada à alguns educadores da rede pública de ensino. Por fim, fica evidente que a educação formal esta diretamente conectada com o desenvolvimento, sobretudo reflexivo do diálogo entre sexualidade, por isso, é indispensável que os educadores se apropriem de estratégias teóricas – metodológicas capazes de escutar e visibilizar os dilemas que reverberam sobre o contexto das identidades sexuais dos educandos.