Este estudo consiste em uma breve reflexão sobre a trajetória percorrida da Educação de Jovens e Adultos no contexto brasileiro e seus reflexos na modalidade nos dias atuais. Para iniciarmos essa reflexão, consideramos alguns aspectos: a história da Educação de Jovens e Adultos e como estes sujeitos são vistos. Assim, ao analisarmos a História, podemos notar que a Educação de Jovens e Adultos foi compreendida a partir de diferentes olhares, influenciada diretamente pelos ideais e intenções políticas de cada época. A cada percepção, os jovens e adultos eram compreendidos por uma perspectiva distinta. Para embasarmos nossa discussão fizemos um breve levantamento bibliográfico, trazemos as contribuições Cunha (1995), Haddad e Di Pierro (2000), Martins (2005), Rodrigues e Silva( 2009) e Volpe(2009- 2004). Estes estudiosos revelam que muitas vezes, a escolarização é reconhecida como mecanismo para proporcionar o desenvolvimento do país e do bem estar social, possibilitando melhor desempenho no trabalho, e nas relações com a família e sociedade. Após a reflexão proposta nesse trabalho, concluímos que ao conhecermos e refletirmos sobre o caminho que a Educação de Jovens e Adultos percorreu até chegar aos dias de hoje, podemos perceber as fortes influências do processo histórico na EJA atual. consideramos que muito já foi realizado, mas foram poucos avanços e não podemos nos acomodar, pois acreditamos que só assim conquistados, possibilitaremos que os direitos desses sujeitos da modalidade sejam assegurados e a EJA seja reconfigurada.