Resumo: Reconhecendo o valor atribuído aos saberes adquiridos durante a formação acadêmica essa pesquisa partiu do intuito de analisar a real aplicabilidade desses saberes na prática docente, buscando conhecer quais conhecimentos os docentes da educação básica mais utilizam na sua atuação como docente, buscando como embasamento, o PARFOR, programa inscrito nas ações da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica que visa qualificar os professores que já atuam, oferecendo uma primeira ou segunda licenciatura. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativa, em que foram aplicados quarenta questionários aos discentes de variados cursos desse programa, detectando-se que apesar das dificuldades enfrentadas em virtude das especificidades do programa: como formação ocorrida em período de férias do docente, os professores se utilizam dos conhecimentos veiculados nos cursos em suas práticas, relatando que esta vem melhorando com a formação recebida e que os conhecimentos pedagógicos e os específicos de cada área são os que são mais utilizados por eles.
Palavras-chave: PARFOR, Formação de professores, Saberes Acadêmicos, Prática docente.