Este artigo tem como objetivo apresentar a relevância dos programas de avaliação escolar do Governo Federal como o Censo escolar e a Prova Brasil. Para esse fazer nos respaldamos nos construtos teóricos de Perrenoud e Thurler (2002), Haydt (2004), Luckesi (2003) e nos documentos do Portal do Educacenso e da Prova Brasil. Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica com base nos objetivos dos programas supracitados que considera a avaliação como instrumento de medir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nesse sentido, a avaliação deve estar voltada para a reflexão das práticas de ensino-aprendizagem escolar, considerando a escola como um lugar de construção do conhecimento. Assim, os referidos programas fazem uso das informações obtidas no processo avaliativo para tentar compreender como estão sendo desenvolvidas nos alunos a aquisição dos conhecimentos inerentes as habilidades lingüísticas. A utilização das informações adquiridas no processo avaliativo significa tabular, decodificar, interpretar e utilizar os resultados obtidos ao final desse processo, oportunizando a transformação da avaliação em momentos de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades de aquisição do conhecimento. Esses resultados obtidos pelo Censo Escolar e pela Prova Brasil devem servir para orientação da aprendizagem, cumprindo, assim, uma função educacional.