O presente artigo objetivou não apenas descrever as etapas do estágio supervisionado, mas também nos serviu como um ponto de partida para compartilhar experiências vividas com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de pedagogia, isto é, na interação com o mundo da prática. Realizamos o estágio em três turmas da educação infantil, do turno vespertino, composta pelo Maternal, I Período e II Período. A pesquisa teve a abordagem qualitativa Borges e Mourão (2012), Chizzotti (2006) e a técnica de pesquisa observação participante ativa, Trigueiro (2014). Para a análise descritiva, realizamos as observações e o projeto de intervenção pedagógica, construído a partir dos conteúdos da proposta curricular da educação infantil, em vista de contribuir para um melhor aprendizado das crianças. Dessa forma, compreendemos a importância desse momento para a construção da formação pedagógica, diante de um contexto rural, onde os sujeitos e suas características se definem pelo seu modo de vida. No período da aplicação do projeto de ensino e aprendizagem foi à oportunidade de compreender e analisar a prática de uma maneira mais próxima, o projeto teve a abordagem lúdica e interdisciplinar, e assim buscamos estratégias metodológicas que favorecesse o ensino e a aprendizagem no que diz respeito ao ensino de ciências naturais, utilizando os espaços não formais. Diante disso, o estágio supervisionado nos ajudou a perceber que a teoria e a prática devem caminhar juntas possibilitando reflexões acerca da prática docente, interligando os saberes e visando à identificação profissional. O estágio tornou-se ferramenta necessária e indispensável para nossa formação, visto que, todo o trabalho realizado envolveu a dedicação e o comprometimento pela paixão de ensinar.