Diante das dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos, a Psicopedagogia com seus múltiplos olhares nos traz diferentes contribuições para o trabalho docente, oportunizando a ocorrência de mudanças desejáveis, bem como ajuda na observação dos diagnósticos e ampliação da prática em sala de aula. O percurso metodológico está ancorado na pesquisa qualitativa, embasados na intervenção com a participação dos estudantes nas atividades propostas, trazendo novas possibilidades que não podem ser desconsiderados. O objetivo deste trabalho é compreender o papel do professor sobre os aspectos que influenciam as possíveis dificuldades, destacando a importância da formação continuada para um ensino transformador na construção de conhecimentos significativos. O resultado até aqui obtido é fruto da análise da coleta de dados e da reflexão, perseverança, busca do desconhecido, discussão e, principalmente, aprendizagem, na formulação de novas metodologias, envolvendo criatividade e criticidade. Nessa perspectiva buscou-se a compreensão sobre a dimensão desses conhecimentos oriundos da psicopedagogia aplicados a dinâmicas que favorecem o desenvolvimento cognitivo e na otimização das capacidades intelectuais dos alunos.