O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que está em andamento, pela segunda fase, que seria a metodologia do trabalho, aplicando uma análise de dados pelo método qualitativo entre as entrevistas e questionários com os alunos do oitavo período de licenciatura em história que já estão finalizando o seu processo de formação e já tem experiências do uso dessas Tecnologias Educacionais, e com os professores docentes do colegiado de história em proporcionar o uso dessas ferramentas no processo de formação dos acadêmicos de Licenciatura em História do CESP com base aos direcionamentos dos projetos políticos pedagógicos do curso de licenciatura em história da instituição. Entretanto, trouxemos uma parte da pesquisa identificando as definições encontradas quando falamos sobre as tecnologias na educação, suas influências no ensino de história e suas relações no processo de formação dos licenciados em história para atingir as necessidades de uma sociedade digital contemporânea. Trata-se de fazer uma breve discursão sobre o contexto histórico das tecnologias no âmbito educacional, quebrando alguns paradigmas em identificar o que de fato as tecnologias podem auxiliar no processo de formação dos acadêmicos de Licenciatura em História transformando-os em acadêmicos autônomos no seu processo de ensino e aprendizagem.