Este trabalho apresenta uma reflexão sobre ensino e pesquisa na prática docente no curso de licenciatura em pedagogia, desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Buscamos identificar possíveis atividades de pesquisa que caracterizem mudanças na atuação profissional do professor, no modo de conduzir seu próprio trabalho e suas implicações na formação de novos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde foram analisados cinquenta e sete (57) currículos Lattes de professores do curso de Pedagogia da UECE, no intuito de identificar a participação em projeto de pesquisa, publicações e orientação de produções. O mapeamento foi realizado através da Plataforma Lattes, considerando o período de 2013 a 2015. A iniciativa é apoiada pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES (Edital n°049/2012), intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica”. Os resultados anunciam que 30% dos professores do referido curso não desenvolvem nenhuma atividade de pesquisa, o que significa uma ausência da produção cientifica, seja por meio de orientação ou participação em grupo de pesquisa.