O presente estudo tem por finalidade apresentar os resultados obtidos através do projeto de intervenção “Oficina de Tabuada: aplicações na resolução de situações problemas no 1º Ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Parintins” frente às dificuldades apresentadas na resolução de situações problemas pelos alunos, durante o processo de observação em sala de aula. Para atingir o objetivo proposto, realizaram se Oficinas de Tabuada como recurso lúdico, com a finalidade de melhorar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos que envolvem resoluções de situações problemas utilizando a multiplicação e divisão. Foi realizada a revisão teórica com base em diversos autores sobre a aplicação da tabuada Móvel como recurso lúdico no ensino da matemática, bem como a sua aplicação como recurso de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem. A pesquisa identificou que uma das alternativas para melhorar o ensino da matemática no Ensino Médio é utilizar o método da tabuada excesso de cinco e a tabuada móvel, pois é um recurso simples, barato e fácil de utilizar e além de ser um elemento motivador na aprendizagem dos alunos podendo também contribuir com a autonomia do aluno.