O presente artigo tem por objetivo analisar os diversos aspectos que envolvem a Educação a Distância como forma de aprimoramento para alunos que não usufruem tempo para se qualificarem em determinada área do mercado profissional. A educação a distância é caracterizada pela separação física entre um instrutor e o discente em que ambos flexibilizam seu tempo e localização em qualquer espaço apropriado, utilizando-se de várias ferramentas tecnológicas entre elas: correspondências, TV, computador, rádio e entre outros. Também pode ser entendida como modalidade educativa que proporciona o desenvolvimento de habilidades capazes de construir conhecimentos, criando novas formas de aprender e entender, apoiados pelos recursos via mídia. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa de campo foi na Universidade do Paraná- UNOPAR polo Itacoatiara com uma entrevista semiestruturada para o tutor e um questionário fechado para os discentes. Na UNOPAR o resultado desta pesquisa identificou uma percepção positiva do professor/tutor e do aluno quanto ao ensino e os instrumentos utilizados, também se observou que a maioria dos alunos diz estar satisfeitos com esta instituição. Diante da pesquisa realizada notamos que a Educação a Distância surgiu de uma necessidade, e que hoje tem suprido as expectativas daqueles que optaram por esta modalidade de estudo, e que esta possui a mesma eficácia de um ensino presencial.