O presente artigo tem por objetivo socializar aprendizagens a partir do diálogo entre discentes e uma professora universitária do curso de Pedagogia, Centro de Educação, (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir da disciplina de Ensino Língua Portuguesa. Para tanto, a temática envolvida na matéria mencionada anteriormente, refere-se às questões relativas à alfabetização e letramento, especificamente, compreender as posturas docentes quanto ao conceito de ambiente alfabetizador, identificar métodos de alfabetização e avaliar as suas práticas sociais de leitura. Diante desta atividade proposta à turma, três licenciandas realizaram análises práticas em três escolas da rede municipal de ensino, situadas em Fortaleza - Ceará. A pesquisa trata-se de uma análise empírica, qualitativa, utilizando de observações e entrevistas semiestruturadas com 3 professoras do 1° ano do Ensino Fundamental das referidas instituições. Fundamentados em Soares (2004), Passarelli (2004), Severino (2007), Freire e Shor (1886), entre outros, compreendeu-se a necessidade de evidenciar os avanços e retrocessos, pertinentes às práticas de leituras, a partir de outra proposta didática que favoreça no processo de alfabetizar letrando.