Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O USO DAS COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA PROFESSORES DE ENSINO INFANTIL: O DESENHO COMO FORMA DE LEITURA DE MUNDO DA CRIANÇA

Palavra-chaves: COMPETENCIAS, ESTRATEGIAS, ENSINO INFANTIL, DESENHO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17661
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "O USO DAS COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA PROFESSORES DE ENSINO INFANTIL: O DESENHO COMO FORMA DE LEITURA DE MUNDO DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Será dialogado neste artigo o uso das competências como ferramentas para os professores, tendo como pontos norteadores a interdisciplinaridade e o desenho como estratégia mediadora de conhecimentos, para que os indivíduos no seu processo de aprendizagem possam estabelecer competências, mediadas pelo conhecimento do professor e do aluno. O propósito do estudo, portanto, é tecer algumas considerações sobre o eixo principal em torno do qual conduzam as concepções do método didático. Podendo desenvolver os diferentes tipos de habilidade na criança, no qual segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos". Assim, promover a linguagem do desenho, como forma de expressão e de utilização como estratégia facilitadora de ensino na educação infantil, na qual o profissional da educação obterá uma visão de como utilizá-lo na leitura de mundo da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "COMPETENCIAS, ESTRATEGIAS, ENSINO INFANTIL, DESENHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID163_22102015020547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE HOFFERMANN RIZZAT GOMES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE HOFFERMAN"
    "autor_email" => "george_hoffermann@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17661
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "O USO DAS COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA PROFESSORES DE ENSINO INFANTIL: O DESENHO COMO FORMA DE LEITURA DE MUNDO DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Será dialogado neste artigo o uso das competências como ferramentas para os professores, tendo como pontos norteadores a interdisciplinaridade e o desenho como estratégia mediadora de conhecimentos, para que os indivíduos no seu processo de aprendizagem possam estabelecer competências, mediadas pelo conhecimento do professor e do aluno. O propósito do estudo, portanto, é tecer algumas considerações sobre o eixo principal em torno do qual conduzam as concepções do método didático. Podendo desenvolver os diferentes tipos de habilidade na criança, no qual segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos". Assim, promover a linguagem do desenho, como forma de expressão e de utilização como estratégia facilitadora de ensino na educação infantil, na qual o profissional da educação obterá uma visão de como utilizá-lo na leitura de mundo da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "COMPETENCIAS, ESTRATEGIAS, ENSINO INFANTIL, DESENHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID163_22102015020547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE HOFFERMANN RIZZAT GOMES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE HOFFERMAN"
    "autor_email" => "george_hoffermann@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Será dialogado neste artigo o uso das competências como ferramentas para os professores, tendo como pontos norteadores a interdisciplinaridade e o desenho como estratégia mediadora de conhecimentos, para que os indivíduos no seu processo de aprendizagem possam estabelecer competências, mediadas pelo conhecimento do professor e do aluno. O propósito do estudo, portanto, é tecer algumas considerações sobre o eixo principal em torno do qual conduzam as concepções do método didático. Podendo desenvolver os diferentes tipos de habilidade na criança, no qual segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos". Assim, promover a linguagem do desenho, como forma de expressão e de utilização como estratégia facilitadora de ensino na educação infantil, na qual o profissional da educação obterá uma visão de como utilizá-lo na leitura de mundo da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.