O presente trabalho tem como objetivo principal discutir o problema da falta qualificação dos professores do curso de Direito para o exercício da docência no ensino superior, levando em consideração os dispositivos legais que normatizam o exercício dessa prática profissional. As discussões realizadas ao longo do trabalho se fundamentam, essencialmente, nas concepções de didática de autores que pesquisam sobre a referida temática. A metodologia adotada foi à bibliográfica, cujos elementos se constituíram de documentos impressos ou registrados nos mais diversos tipos de material, desde doutrinas a dispositivos legais do ordenamento jurídico brasileiro, que permitiu, ao final do trabalho, a constatação de que uma das formas de garantir uma melhor preparação profissional do bacharel em Direito para o exercício da docência, seria incluir nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, além da inclusão nas matrizes das pós-graduações lato sensu, disciplinas que abordam o Ensino como objeto de estudo, como: Metodologia do Ensino Superior e Didática do Ensino Superior, esta última, em especial, por ser ainda mais completa no tocante às questões do processo de ensino e aprendizagem.