Este trabalho tem por objetivo compreender como as crianças de uma escola localizada em uma comunidade rural do município de Parintins – AM relacionavam-se com a ciência por meio de vídeos e desenhos animados. Acreditamos que as crianças, independente do contexto em que estão inseridas, podem formar conhecimentos científicos por meio de suas experiências e esses conhecimentos podem ser utilizados pela escola de maneira significativa. Em pesquisa com crianças faz-se necessário o uso de metodologias que fazem das crianças partícipes de todo o processo de investigação. Para tanto, foi necessário solicitar a autorização dos pais e posteriormente, a colaboração das crianças. Os sujeitos foram treze crianças na faixa etárias de 3 a 5 anos e a professora da turma os quais foram identificados com nomes fictícios escolhidos por eles próprios. Os dados foram sendo construídos através da interação com os sujeitos, observação participante com registro no diário de campo, exibição de vídeos e desenhos animados e análise de desenhos. Concluímos que as crianças formam conhecimentos científicos por meio de suas vivências, de seus desenhos e no contato com a escola e a comunidade.