O presente trabalho é fruto do interesse em estudar a leitura na Educação Infantil, dando ênfase ao papel que a mesma desempenha na formação do gosto de ler nas crianças pequenas. Tem como objetivo principal refletir sobre a importância da leitura na vida das crianças para torná-las leitores efetivos. Para a concretização dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual procurou-se fundamentação teórica em autores que estudam a leitura, a criança e a formação do leitor, e enfocam a Educação Infantil e sua relevância na formação do aluno. Entre estes estudiosos, destacamos Villardi (1997), Fontana e Cruz (1997), Bettelheim (2001), Cavalcanti (2002), Abramovich (1997), e outros que proporcionaram a oportunidade de discutir o tema com maior profundidade. Ao realizar a pesquisa teórica, foi possível perceber que as práticas de leitura na Educação Infantil são muito importantes na formação do gosto pela leitura, no entanto, os professores ainda precisam rever a forma como a mesma vem sendo trabalhada na referida etapa do ensino.