O presente artigo é fruto da disciplina “Metodologia da Educação de Jovens e Adultos” – EJA, ministrada no curso de especialização em “Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará – 2015-2016. A elaboração desse conhecimento organiza-se a partir de textos científicos que trazem teóricos como Cury (2002); Fávero (2004); Rusche (1995 ); Souza (2004); Yamamoto (2009). O conhecimento promovido pelo estudo destes teóricos nos leva a repensar as dificuldades e conquistas enfrentadas no embate da educação da EJA, principalmente na questões metodológicas e as formas de abordagem e desenvolvimento desta modalidade de ensino. Objetivasse promover um debate teórico, cientifico e acadêmico, baseado nas contribuições científicas destes estudiosos para que possamos refletir e resignificar nosso trabalho como pedagogo e nossa contribuição como educadores para a melhoria da qualidade de vida social, intelectual, moral e humana dos “apenados” que se encontram em condições de privação de liberdade, mas que continuam tendo como direito a educação em diversas casas penais deste país.